Esporte bretão, isto é: vindo da Grã Bretanha, inventado pelos ingleses e melhorado pelos brasileiros. Desde pequeno eu ouvi isso. Mas, os próprios ingleses e europeus de uma forma geral, souberam se reformular, corrigir erros e se atualizar, ou você não percebe astros como Neymar, Oscar, Ramires, Messi, Cristiano Ronaldo, Iniesta mais populares no bairro onde você mora, do que a maioria dos jogadores que fazem uma temporada no Campeonato Brasileiro sonhando assinar um contrato milionário na Europa, ou no caso dos jogadores que não são acima da média, o destino sonha com a China, Rússia, Ucrânia, Emirados Árabes, onde vão jogar meramente pelo dinheiro e para fazer o que gostam tendo melhores resultados para encher os dois pés de meia até os 37 anos de idade e se aposentar com a conta bancária gorda.
A multa contratual de Cristiano Ronaldo é de 1 Bilhão de Euros, Messi 300 milhões de Euros, Neymar 65 milhões. Um esporte transmitido para centenas de países. Lá fora, pode ser que você seja bem tratado ao ir no estádio, ver uma partida de futebol.

Ok, então vamos falar de Brasil: querendo ver futebol em tevê aberta, só se você estiver a fim de ver 90% de jogos de Corinthians e Flamengo. E se quiser o jogo do seu time preferido, pague para ver na Tevê a Cabo e não é barato. Pois bem, então vamos ao estádio. Um ingresso para ver um jogo e chegar em casa depois da 1 da manhã não custa menos que 100 reais e se quiser pagar o plano de sócio e você ainda ajuda seu clube do coração. Então, temos outro problema… veja a seguir.
Limeira, Copa São Paulo de Futebol Júnior neste mês: Torcedores dos clubes São Paulo e Corinthians entraram em batalha depois do jogo. Eu li na imprensa que o fato se deu porque os torcedores dos dois clubes saíram na mesma hora. É até ridículo pensar que os torcedores de dois clubes no país inteiro não podem sair juntos, pois se não, dá briga. Incrível mas é a realidade.

Barueri, neste mês: Confusão na entrada do estádio da cidade para mais um jogo do Corinthians pela Copa São Paulo de Juniores. O número de torcedores era de número maior que o esperado. Isso quer dizer, que se por acaso as torcidas estiverem em maior número, então a gente quebra tudo.
Brasília, neste mês: Nos arredores do Mané Guarrincha… estádio moderníssimo, construído para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, onde por falta de futebol, precisa ficar inventando eventos, torcedores de São Paulo e Flamengo entraram em confronto. Um torcedor quebrou a mandíbula, outro teve ferimentos no rosto e nenhum torcedor foi preso.

O ano mal começou, não tivemos um só jogo oficial de um clube grande além de amistosos e a Copa São Paulo e já temos ocorrências policiais. Alô autoridades, polícia, governos, CBF e federações: Se vocês não resolverem de uma vez o problema da violência entre as torcidas, logo vai morrer mais gente e as pessoas simplesmente vão se distanciar do futebol, que um dia já foi a maior paixão dos brasileiros. O futebol brasileiro é tão desorganizado, com calendário tão errado, com horários tão ruins para ir ao estádio, monopólio de televisão, a falta do tal bom senso em planejar, que o próprio movimento Bom Senso FC existe há dois anos e nenhuma reivindicação foi atendida de fato, só algumas maquiagens do famoso cala boca. Se continuar assim, nem a máxima brasileira do Panis et Circences poderá contar com o futebol e voltaremos aos tempos de Roma, onde vamos jogar um leão e um gladiador para ver quem fica vivo, que será mais divertido.

Mauro Mueller é apresentador do Show de Bola da Rede Massa, radialista e ator