O técnico do Atlético, Paulo Autuori, minimizou a goleada sofrida pela equipe na estreia do Campeonato Brasileiro de 2016. No sábado, o time levou 4 a 0 do Palmeiras, em São Paulo. Apesar do resultado, o treinador foi taxativo ao dizer que não vai mexer na equipe. Não vou mudar absolutamente nada, disse Autuori. Depois que faz 1 a 0, 2 a 0, o jogo fica fácil. O primeiro tempo estava perfeitamente controlado, embora tenha sofrido um gol. O jogo acabou para nós no momento que sofremos o 2º gol.
Com a derrota e os demais resultados da 1ª rodada, o Atlético foi parar na lanterna do Brasileirão. Mas, para o treinador, o primeiro jogo da equipe na competição não é parâmetro. Já vão falar em favoritos, isso é absurdo, afirmou. O primeiro jogo não representa absolutamente nada. Quem está dentro do futebol sabe que é impossível fazer qualquer tipo de análise em um jogo. Seria leviano.
Segundo Autuori, o importante é corrigir erros pontuais e não perder o equilíbrio. Já participei de muito jogos que ganhamos de 4, outros perdemos. Isso depende do que você erra, não do como você está, disse ele. Uma coisa é ‘estar’, outra coisa é ‘ser’. Quem ‘é’ tem equilíbrio entre os momentos bons e ruins, filosofou. Vamos aguardar a continuidade. Ninguém gosta de perder, ninguém gosta de perder dessa maneira. Vacilamos.
Autuori citou alguns pontos em que a equipe pecou. Temos estado bem defensivamente. Quando perdemos defensivamente, perdemos a mobilização. Isso é normal, disse ele. O treinador falou ainda que o time errou na parte ofensiva. Deixamos de jogar, usamos só o Walter na frente com passes longos, esse não é nosso jogo, falou.
Arbitragem — O técnico evitou falar sobre arbitragem. Ainda no primeiro tempo, quando o jogo estava 1 a 0, o Atlético reclamou de uma inversão de falta, feita pelo árbitro Bruno Arleu Araújo. No lance, Paulo André fez falta em Lucas Barrios. O árbitro, contudo, marcou simulação de Barrios e iria expulsá-lo, mas voltou atrás e deu a falta a favor do Palmeiras.
Não vou falar da arbitragem, isso é problema de quem é responsável. Não sou eu que tenho que analisar isso. Assumo do nosso lado, dos erros que cometemos. Dos erros de outros não tenho controle, disse Autuori. Vocês (imprnsa) que analisem o que houve. O que não aceito é transferir o meu erro para outros. Se fizesse isso, cometeria o mesmo erro do árbitro.

Desfalque
Pelo Brasileirão, o Atlético volta a campo no domingo (22), quando pega o Atlético-MG na Arena da Baixada, às 11 horas. Antes disso, porém, a equipe paranaense joga na quarta-feira (18), quando recebe o Dom Bosco-MT, no jogo de volta pela segunda fase da Copa do Brasil. O primeiro duelo terminou 2 a 2, na Arena Pantanal.