O técnico do Atlético Paranaense, Paulo Autuori, lamentou a pressão exagerada de torcedores sobre os novatos da equipe. Pais que têm filho com a idade desses jogadores mais jovens. Pai que aceita o erro de um filho, mas vem com reclamação sobre esses jogadores, com uma responsabilidade que é impossível, disse o treinador, em entrevista coletiva após a vitória sobre o Fluminense. Não é o torcedor do Atlético, é geral, é no Brasil isso. Se você não analisa o futebol na esteira social, antropológica e filosófica, você fica para atrás. E por isso o futebol brasileiro ficou para trás, argumentou.

Autuori declarou ainda que sua participação é pequena na revelação de novos jogadores. É um diferencial esse trabalho que o Atlético desenvolve na formação. Cabe a mim abrir portas para isso. O jogador precisa do apoio desse protagonista do futebol, que é a torcida. Eles têm que ter orgulho desse trabalho de formação, declarou. Esse trabalho não é meu. Não posso tirar carona nesse mérito. Apenas tenho que fazer o meu trabalho com lógica e coerência. Fico feliz ver um grupo jovem, comentou. “Hoje, tivemos uma média de idade de 22,5 anos. Isto é motivo de orgulho para a cadeia produtiva de futebol do Atlético Paranaense. É motivo de orgulho para a torcida”, afirmou.

Em relação à vitória sobre o Fluminense, Autuori atribuiu todo mérito aos jogadores. Parabéns aos jogadores. Se recuperaram de um jogo para outro. Não tive tempo para fazer nada, disse. Demos um passe à frente para ser uma equipe competitiva, declarou. Mas estamos em construção. Essa oscilação ocorre porque a equipe está em construção, comentou.