Os serviços de telecomunicações lideram sempre os primeiros lugares no ranking de reclamações dos consumidores. Muitos problemas podem ser evitados tomando alguns cuidados na hora da contratação. Para ajudar nesta tarefa, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) elaborou uma cartilha com uma série de perguntas que devem ser feitas pelo consumidor antes de fechar o contrato com prestadoras de serviços de internet móvel, banda larga e telefonia.

A Anatel elaborou um roteiro com questionamentos gerais e especifícos que, se seguidos a risca, podem evitar muita dor de cabeça. A primeira orientação é para anotar o número do protocolo. O segundo passa é pedir a teleatendente o sumário da contratação. Nesta relação devem estar as principais características do serviço que será contratado.

Segundo a própria Anatel, o consumidor têm o direito de pedir a cópia da gravação do atendimento, que deve ser encaminhada por e-mail, para o endereço fornecido pelo consumidor.

Além destes cuidados, o consumidor deve ainda questionar se ao aderir ao plano de serviço oferecido ele está aderindo a algum tipo de promoção. Se sim, deve perguntar quando e para quanto irá o valor do serviço prestado.

Com a lista de verificações fornecida pela Anatel, reproduzida abaixo, o consumidor terá a certeza de que está contratando um serviço que atenda as suas necessidades. Alé, disso, caso enfrente problemas com a operadora, terá toda documentação necessária para solucionar o problema com êxito.

PERGUNTAS GERAIS, PARA QUALQUER TIPO DE SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÕES
Anote o número de protocolo; solicite o sumário da contratação (resumo das principais características do serviço que você está contratando)
–  Se houver necessidade você pode solicitar a cópia da gravação do atendimento

Seja qual for o tipo de serviço você deve perguntar
–  Qual o número do protocolo deste atendimento?
–  Quanto vou pagar por mês?
–  Estou aderindo a alguma promoção?
–  Quando a promoção acaba?
–  Quando a promoção acabar, quanto vou pagar por mês?
–  Quando o valor vai ser reajustado?
–  Quais as regras do reajuste?

O consumidor tem o direito de contratar qualquer plano sem fidelização
–  Qual o preço desse mesmo plano sem a fidelização?
–  Estou fidelizado? Por quanto tempo? Se eu cancelar o contrato antes do prazo de fidelização, qual será o valor da multa e como ela será calculada?

Se estiver contratando serviço de telefonia celular – voz – é necessário incluir, além das perguntas acima, as seguintes perguntas
–  Qual a minha franquia de minutos?
–  Se eu utilizar toda a franquia, quanto vou pagar a mais?
–  Meu serviço será bloqueado com o fim da franquia?

Na contratação de internet móvel, inclua também os questionamentos abaixo
–  Qual a minha franquia de dados?
–  Se eu utilizar toda a franquia, quanto vou pagar a mais?
–  Meu serviço será bloqueado com o fim da franquia?

Para o serviço de Banda Larga (internet fixa), adicione
–  Qual a velocidade que estou contratando?
–  Quais as velocidades mínima e média de conexão?
–  Estou pagando alguma taxa de instalação?
–  A instalação vai ser imediata?