Os serviços de telecomunicações lideram sempre os primeiros lugares no ranking de reclamações dos consumidores. Muitos problemas podem ser evitados tomando alguns cuidados na hora da contratação. Para ajudar nesta tarefa, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) elaborou uma cartilha com uma série de perguntas que devem ser feitas pelo consumidor antes de fechar o contrato com prestadoras de serviços de internet móvel, banda larga e telefonia.
A Anatel elaborou um roteiro com questionamentos gerais e especifícos que, se seguidos a risca, podem evitar muita dor de cabeça. A primeira orientação é para anotar o número do protocolo. O segundo passa é pedir a teleatendente o sumário da contratação. Nesta relação devem estar as principais características do serviço que será contratado.
Segundo a própria Anatel, o consumidor têm o direito de pedir a cópia da gravação do atendimento, que deve ser encaminhada por e-mail, para o endereço fornecido pelo consumidor.
Além destes cuidados, o consumidor deve ainda questionar se ao aderir ao plano de serviço oferecido ele está aderindo a algum tipo de promoção. Se sim, deve perguntar quando e para quanto irá o valor do serviço prestado.
Com a lista de verificações fornecida pela Anatel, reproduzida abaixo, o consumidor terá a certeza de que está contratando um serviço que atenda as suas necessidades. Alé, disso, caso enfrente problemas com a operadora, terá toda documentação necessária para solucionar o problema com êxito.
PERGUNTAS GERAIS, PARA QUALQUER TIPO DE SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÕES
Anote o número de protocolo; solicite o sumário da contratação (resumo das principais características do serviço que você está contratando)
– Se houver necessidade você pode solicitar a cópia da gravação do atendimento
Seja qual for o tipo de serviço você deve perguntar
– Qual o número do protocolo deste atendimento?
– Quanto vou pagar por mês?
– Estou aderindo a alguma promoção?
– Quando a promoção acaba?
– Quando a promoção acabar, quanto vou pagar por mês?
– Quando o valor vai ser reajustado?
– Quais as regras do reajuste?
O consumidor tem o direito de contratar qualquer plano sem fidelização
– Qual o preço desse mesmo plano sem a fidelização?
– Estou fidelizado? Por quanto tempo? Se eu cancelar o contrato antes do prazo de fidelização, qual será o valor da multa e como ela será calculada?
Se estiver contratando serviço de telefonia celular – voz – é necessário incluir, além das perguntas acima, as seguintes perguntas
– Qual a minha franquia de minutos?
– Se eu utilizar toda a franquia, quanto vou pagar a mais?
– Meu serviço será bloqueado com o fim da franquia?
Na contratação de internet móvel, inclua também os questionamentos abaixo
– Qual a minha franquia de dados?
– Se eu utilizar toda a franquia, quanto vou pagar a mais?
– Meu serviço será bloqueado com o fim da franquia?
Para o serviço de Banda Larga (internet fixa), adicione
– Qual a velocidade que estou contratando?
– Quais as velocidades mínima e média de conexão?
– Estou pagando alguma taxa de instalação?
– A instalação vai ser imediata?