O Atlético Paranaense perdeu por 2 a 0 para o Santos, nesse sábado (dia 1º) à tarde, na Vila Belmiro, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 6º lugar, com 42 pontos, seis pontos abaixo do G4. O Santos é o 4º colocado, com 48 pontos.

Em toda história, o Atlético jogou 17 vezes contra o Santos na Vila Belmiro e conseguiu apenas uma vitória — foi em 2005, pela Libertadores.

Ao contrário das últimas partidas como visitante em 2016, quando teve desempenho pífio, o Atlético teve uma performance boa contra o Santos nesse sábado. Conseguiu equilibrar boa parte do jogo e chegou a colocar uma bola no travessão. Acabou perdendo a partida em dois lances cruciais: uma jogada genial de Lucas Lima no 1º tempo (que resultou em pênalti de Weverton) e uma falha de Galhardo no 2º tempo (que proporcionou o gol de Paulinho).

“Até tomar o segundo gol a gente estava bem”, disse o volante Otávio. “Fizemos um bom jogo”, afirmou o meia Lucho González. “A gente controlou o jogo, mas a gente não foi eficaz lá na frente”, comentou o atacante Pablo.

FATOR CAMPO
O Santos é o segundo melhor mandante do Brasileirão 2016, com 34 pontos em 14 jogos. Nesse quesito, só fica atrás do Furacão (35 pontos em 14 partidas). No entanto, o time paranaense é o quarto pior visitante do torneio, com 7 pontos em 15 jogos.

ESCALAÇÃO
O Atlético não tinha André Lima, Sidcley, Cabral, Nikão e Deivid, todos em recuperação. Outro desfalque era Léo, suspenso. O Santos não contava com Gustavo Henrique e Vitor Bueno.

TÉCNICO
O técnico Paulo Autuori completou 47 jogos no comando do Atlético, agora com 22 vitórias, 8 empates e 17 derrotas.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi equilibrado. O Atlético marcou com organização e qualidade, mas pouco atacou. O Santos não conseguiu criar. O time paulista conseguiu o gol em jogada genial de Lucas Lima. Aos 29, Lucas Lima acertou belo lançamento para Vecchio dentro da área. Weverton saiu e derrubou o adversário. Pênalti. Ricardo cobrou e fez 1 a 0.

SEGUNDO TEMPO
O Atlético voltou do intervalo e já colocou uma bola no travessão aos 2 minutos. Hernani cobrou falta e mandou a bola na trave. O time paranaense seguiu melhor na partida e dominando o meio-campo, mas criando poucas jogadas ofensivas. A equipe paulista raramente contra-atacante. Aos 29, saiu Lucas Fernandes e entrou Marcos Guilherme. Aos 33, saiu Lucho González e entrou Luan. Aos 37, Galhardo perdeu a bola em posição perigosa e armou a jogada para o Santos. Renato cruzou e Paulinho, de cabeça, fez 2 a 0.

SUSPENSO
O goleiro Weverton recebeu o terceiro cartão amarelo e, com isso, está suspenso para o próximo jogo, quarta-feira contra a Chapecoense, na Arena da Baixada. No entanto, o goleiro já não atuaria mesmo pelo clube, pois precisa se apresentar à seleção brasileira.

ESTATÍSTICAS
O Atlético teve 54% de posse de bola, 5 finalizações (2 certas), 90% de precisão nos passes e 2 escanteios. O Santos somou 8 finalizações (4 certas), 91% de precisão nos passes e 6 escanteios.

SANTOS 2 x 0 ATLÉTICO
Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia, Lucas Lima, Vecchio e Copete (Paulinho); Ricardo Oliveira (Yuri). Técnico: Dorival Junior
Atlético: Weverton; Galhardo, Thiago Heleno, Paulo André e Nicolas; Otávio, Hernani, Rossetto, Lucho Gonzalez (Luan) e Lucas Fernandes (Marcos Guilherme); Pablo. Técnico: Paulo Autuori
Gols: Ricardo Oliveira (29-1º) e Paulinho (37-2º)
Cartões amarelos: Weverton (A). Lucas Lima, David Braz (S).
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (PE)
Público: 5.764
Local: Vila Belmiro, em Santos