Na contramão da linha seguida por arquitetos há décadas atrás, o universo da arquitetura e decoração trilha um novo caminho. Acompanhados pelas inovações tecnológicas da atualidade e por um novo conceito de espaço coletivo, os projetos de escritório corporativos ganharam uma nova roupagem e traduzem o espirito de integração e multifuncionalidade em cada detalhe.

Novo conceito
Ambientes escuros, fechados e pouco arejados não fazem mais parte da realidade do mundo atual. Para a arquiteta Sabrina Becker esta era uma configuração padrão e delimitava departamentos: No mundo corporativo atual, o desafio é criar ambientes mais funcionais e colaborativos, diz. De acordo com a arquiteta Marcia Campetti, do Estudio Campetti, as organizações eram muito mais formais e burocráticas, bem diferentes do que temos hoje: ambientes mais amplos e com maior área de circulação interna.

Integração e multifuncionalidade
Para Marcia Campetti, uma das principais diferenças entre os escritórios antigos e os atuais está na disposição dos espaços. De acordo com Sabrina Becker, antigamente a divisão era uma forma de reforçar a presença da hierarquia dentro daquele ambiente. A crescente tendência de ambientes livres e abertos é a grande diferença entre os escritórios atuais e antigos, pontua.  Ainda de acordo com ela, estruturas funcionais são essenciais para o ambiente corporativo: As empresas buscam cada vez mais o relacionamento interpessoal, agregando aos ambientes o conforto que suas residências proporcionam, conclui.

Iluminação – Uma aliada no dia a dia
A humanização dos espaços de trabalho é outro ponto importante nos projetos atuais. Pensar em como a Iluminação pode deixar o ambiente mais interessante e confortável é imprescindível. Para Marcia Campetti, a luz cálida misturada com a branca é favorável nesses ambientes: Ao mesmo tempo em que a claridade favorece, a luz cálida deixa o ambiente mais humanizado, e não cansa os olhos, explica ela.

Decor prático
Vivemos em um mundo onde tudo acontece muito rápido, e o uso de poucos adornos é uma boa opção. Quanto mais clean, mais fluido fica, diz Marcia Campetti. Para ela as sensações também são parte importante da decoração: Ter um ambiente acolhedor gera mais produtividade, explica. Sabrina Becker concorda: Criar uma decoração original e adequada pode deixar o ambiente mais produtivo e confortável. Espaços de convívio e ambientes mais coloridos são estimulantes e trazem uma energia positiva, garantindo o bem estar físico e psicológico, conclui.

André Rodrigues

Janaina Bazzo, Luciane Benevides, gerente da Impermix, Barbara Penha e Leni Cavalheiro

TENDÊNCIAS
A Impermix reuniu arquitetos, designers e decoradores em um bate papo sobre os lançamentos da Expo Revestir 2017.