O Atlético Paranaense perdeu por 3 a 2 para o Grêmio, nessa quinta-feira (dia 27) à noite, na Arena da Baixada, na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, o time gaúcho venceu por 4 a 0 e, com a soma dos resultados (7 a 2), avança agora para as semifinais, para enfrentar o Cruzeiro.

A equipe paranaense precisava vencer por cinco gols de diferença para avançar. O gol como visitante é critério de desempate. Com isso, o Grêmio se classificaria até com derrotas por 5 a 1 ou 6 a 2, por exemplo.

Na prática, o Atlético usou um time misto na partida, já que não escalou sete titulares – quatro foram poupados e três eram desfalques. O Grêmio também levou a campo apenas cinco titulares. Clique aqui para ver avaliação do desempenho individual dos jogadores.

O resultado ampliou o jejum no Atlético, que agora soma nove partidas seguidas sem vitórias.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

TÉCNICO
Esse foi o quinto jogo do Atlético desde a chegada do técnico Fabiano Gomes, com dois empates e três derrotas nesse período.

PERSONAGENS
O meia-atacante Pablo marcou o primeiro gol do Atlético no jogo. Ele soma três gols em 23 jogos no ano. A assistência foi do ponta Douglas Coutinho, que tem dois gols e quatro passes para gols em 36 jogos no ano. O segundo gol do Atlético no jogo foi de Felipe Gedoz, vice-artilheiro da equipe no ano, com 5 gols em 17 jogos. O artilheiro é Nikão, com 6 gols em 33 jogos.

NEGOCIAÇÃO?
O volante Otávio não foi relacionado para a partida. Especula-se que o jogador está sendo negociado com o Bordeaux, da França.

ESCALAÇÃO
O Atlético não tinha Jonathan e Thiago Heleno, lesionados. Nikão estava suspenso. Outros cinco chegaram após o prazo de inscrição: Guilherme, Ribamar, Ederson, Bruno Guimarães e Pavez. O técnico decidiu poupar Sidcley, Lucho González e Paulo André. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre. Os três meias ofensivos eram Coutinho (direita), Gedoz (esquerda) e Anjos (centro).

Com a vantagem pelo placar do jogo de ida, o Grêmio poupou jogadores nesta quinta-feira e escalou apenas cinco titulares na partida. O esquema tático era o 4-1-4-1.

PRIMEIRO TEMPO
O Atlético mostrou disposição e tentou pressionar a saída do adversário. Até conseguiu êxito nessa estratégia em vários momentos, roubando a bola no ataque e criando boas jogadas. No entanto, o Grêmio apresentou sua qualidade, com talento individual de sobra, criatividade no setor ofensiva e muita organização tática. Foi um duelo da correria do Atlético contra a qualidade do Grêmio. O time paranaense fez 1 a 0 aos 15, em jogada com arrancada impressionante de Douglas Coutinho. Ele cruzou para Pablo marcar. Aos 26, o empate. Luan e Michel mostraram qualidade no passe. Pedro Rocha recebeu na área, passou fácil por Cascardo e chutou no cantinho.

SEGUNDO TEMPO
O jogo recomeçou com cenário semelhante ao primeiro tempo, mas com menor intensidade física. Aos 10, troca na lateral-esquerda: saiu Nicolas e entrou Sidcley. Aos 23, o Grêmio fez 2 a 1. Após cobrança de falta e bate-rebate na área, a bola sobrou para Everton finalizar. O Atlético sentiu o golpe e se desorganizou na defesa. Aos 34, em contra-ataque, o time gaúcho fez 3 a 1, com Pedro Rocha. Aos 35, saiu o volante Eduardo Henrique e entrou o centroavante Eduardo da Silva. O Atlético descontou para 3 a 2 aos 46, em conbrança de falta de Gedoz.

ESTATÍSTICAS
O Atlético teve 12 finalizações (2 certas), 48% de posse de bola, 4 escanteios e 91% de precisão nos passes. O Grêmio somou 7 finalizações (4 certas), 2 escanteios e 90% nos passes. Os dados são do Footstats.

ATLÉTICO 2 x 3 GRÊMIO
Atlético: Weverton; Cascardo, Wanderson, Cleberson e Nicolas (Sidcley); Eduardo Henrique (Eduardo da Silva), Rossetto, Douglas Coutinho (Yago), Matheus Anjos e Felipe Gedoz; Pablo. Técnico: Fabiano Soares
Grêmio: Marcelo Grohe; Leonardo, Bressan, Kannemann e Marcelo Oliveira (Cortéz); Jailson (Everton), Fernandinho, Michel, Ramiro (Kaio) e Pedro Rocha; Luan. Técnico: Renato Gaúcho
Gols: Pablo (15-1º), Pedro Rocha (26-1º e 34-2º), Everton (23-2º) e Gedoz (46-2º)
Cartões amarelos: Bressan (G). Nicolas (A).
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Público: 14.046 total
Renda: R$ 370.850,00
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Pablo lança. Rossetto quase alcança. Grohe segura na pequena área.
15 – Gol do Atlético. Douglas Coutinho dispara do campo de defesa, avança e cruza rasteiro. Pablo finaliza na pequena área.
26 – Gol do Grêmio. Luan arma para Michel, que toca para Pedro Rocha. Na área, ele finta Cascardo e chuta no cantinho.
38 – Luan sai na cara do gol. Cleberson salva no carrinho.

Segundo tempo
9 – Matheus Anjos dá bom passe. Pablo recebe na área e chuta cruzado, para fora.
23 – Gol do Grêmio. Falta na direita. Bola alta para a área. Depois de dois desvios, ela sobra para Everton, livre, finalizar com a coxa.
30 – Falta na linha de fundo. Gedoz cobra direto, com uma bomba. Grohe espalma.
34 – Gol do Grêmio. Grohe lança e arma contra-ataque. Everton toca nas costas da defesa. Pedro Rocha toca na saída do goleiro.
39 – Pablo arrisca do bico da área. A bola passa perto.
46 – Gol do Atlético. Falta frontal. Gedoz bate no cantinho.