A Comissão de Ética do PMDB do Paraná decidiu na sexta-feira, expulsar o ex-governador Orlando Pessuti do partido. Ele é acusado desrespeitar resolução da Executiva Estadual que proibiu filiados com cargo ou função de direção no partido, de participar da administração direta ou indireta no governo Beto Richa (PSDB). Dos seis membros da comissão presentes, cinco votaram pela expulsão. Pessuti é membro do Diretório estadual e delegado na Convenção Nacional do PMDB e ocupa o cargo de diretor administrativo do Conselho Administrativo do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) nomeado pelo governador.

Fanfarronice
Pessuti disse que vai recorrer à própria comissão de Ética e, se for o caso, à Justiça contra a decisão. Ele afirma desconhecer esse processo. Segundo ele, outro processo de expulsão aberto em outubro, por infidelidade partidária, pelo grupo do senador Roberto Requião, em razão de sua participação na propaganda eleitoral do governador Beto Richa na campanha de 2014 foi suspenso judicialmente. Esse outro processo eu nem sequer tenho conhecimento da existência, não fui notificado, não tive direito à defesa, portanto é totalmente nulo, garante. Segundo ele, a nova tentativa de expulsão seria apenas um factóide. É mais um ato de truculência, fanfarronice do Requião. Eles querem criar mais um fato político porque nosso grupo está se organizando para enfrentá-los na convenção, disse, referindo-se à convenção que vai definir o novo comando do PMDB do Paraná no próximo dia 31.

Plano Diretor
A Câmara Municipal vota hoje o projeto de lei que revisa o Plano Diretor de Curitiba, que estabelece as diretrizes do planejamento da cidade para os próximos dez anos. O parecer de Jonny Stica (PT), relator da matéria, possui 35 páginas e foi aprovado na Comissão de Urbanismo. Stica destacou fatores que considera avanços no planejamento da capital, como a previsão de incremento nos centros de bairro, que deverão ser priorizados nos investimentos públicos de melhorias urbanas.
É muito positivo, pois vai permitir o crescimento da cidade de forma mais sustentável, desenvolvendo os bairros e gerando renda à população mais afastada. Aprimora-se a visão de uma cidade compacta, com acesso a todos os serviços de forma rápida, evitando a necessidade de grandes deslocamentos para o acesso aos serviços básicos e equipamentos públicos, observou.

Transporte
Outras características ressaltadas pelo relator foram o resgate do transporte coletivo como indutor do crescimento e a criação do instrumento de política urbana de redesenvolvimento urbano. Na opinião de Stica, trata-se de uma estratégia de grande potencial para requalificar espaços urbanos degradados, permitindo que recuperem seu equilíbrio social. É uma ferramenta adotada em outros países e Curitiba é uma das primeiras cidades a utilizar no Brasil, destacou.

Homicídio
O Tribunal de Justiça determinou, com base na denúncia apresentada pelo Ministério Público, o início do processo criminal contra o prefeito de Chopinzinho, Leomar Bolzani (PSDB). Ele é acusado de ter encomendado a execução do procurador do município, Algacir Teixeira de Lima, assassinado no dia 16 de março. Na mesma decisão, o Tribunal manteve a prisão preventiva do prefeito, além determinar seu afastamento do exercício da função.

Execução
O procurador foi executado em março deste ano, na garagem do prédio em que residia. Ele foi atingido por diversos disparos de revólver calibre 38. Segundo as investigações, a execução do crime, contratada pelo prefeito, teria sido feita por um grupo de seis pessoas, que irão a júri popular. A motivação do crime seria denúncias anônimas, supostamente feitas pelo procurador e relacionadas a atos de improbidade administrativa e de gestão ilegal do dinheiro público pelo prefeito.