Saiba como arrumar a mesa de Natal

Objetos que você já tem em casa podem se transformar

22/12/07 às 00:00 Redação do Jornal do Estado

Arrumar a mesa para as festividades de final de ano, necessariamente, não significa esvaziar o bolso. Pode-se, sim, decorar a mesa abusando da criatividade com os objetos que se tem em casa.
As mesas podem ser arrumadas para situações formais e informais, pois depende de quem e de quantos estarão presentes. Basicamente uma mesa deve conter uma toalha de tecido, pratos fundos, caso seja servida a sopa, pratos rasos, talheres de acordo com a refeição, copos, se possíveis específicos para cada bebida, e guardanapos.
Para uma mesa informal, sem ter que gastar muito, a dica é utilizar laços e cestas de frutas. “Para dar um toque especial podem ser utilizados ramos verdes espalhados pela mesa ou, então, distribuir bolas decorativas – vermelhas e verdes -, que facilmente são encontradas e não custam caro”, acrescenta Adriane Krukoski, da Freezer Point. Já para a virada do ano, utilize velas brancas ou pratas sobre a mesa, com fitas em volta. “Distribua laços pratas sobre a mesa também. Eles ajudam a dar o brilho especial para a festa”, fala Adriane.
Na hora do apuro, a empresária dá algumas dicas informais para arrumar a mesa. “Algumas pessoas realmente não têm tempo de sair procurando utensílios para decorar a casa ou a mesa, ou não querem gastar dinheiro. Mesmo assim, não precisa passar as festividades em branco, é só usar a criatividade”, lembra.
Flores — Ela não é florista profissional, mas adora lidar com galhos, ramos e espécies variadas para fazer arranjos. “Sou uma espécie de freelancer das flores”, brinca Anna Silvia Fonseca, que cursou Comunicação Visual.“No Natal, o colorido já é grande, e a flor funciona como complemento”, opina ela. “Não deve ser a protagonista da festa”.
Poucas rosas vermelhas e muitas folhagens foram os elementos escolhidos para montar arranjos simples e bonitos com as cores do Natal, não necessariamente em vasos. “É chique usar cristal, mas também outras bases como chaleiras, sopeiras e até suportes de barro”, ensina Anna, para quem o clima no campo permite esse tipo de criação.

Dicas para arrumar a mesa

-Se o número de convidados ultrapassar os lugares disponíveis na mesa opte pelo serviço à americana: arrume a mesa apenas com pratos , copos, talheres e um pequeno arranjo.

-Para facilitar, disponha os pratos da ceia empilhados uns sobre os outros, juntamente com os talheres (garfos e facas lado a lado) e os copos. Se os pratos não forem do mesmo jogo, deixe-os empilhados aleatoriamente.

-Caso não tenha uma toalha temática para o Natal e Ano Novo, utilize uma lisa vermelha – Natal – e branca para o Ano Novo. Muitas vezes, o simples pode ser a melhor escolha em uma decoração.

-Se não tem copo específico para champagne, utilize taças de vinho. Outra opção é utilizar as taças descartáveis, facilmente encontradas em lojas de festas.

-Faça laços em vermelho, verde e prata para distribuir sobre a mesa, ou utilize-os como enfeite no guardanapo.

-Velas sempre dão um toque especial. Se não tiver um candelabro faça você mesmo um arranjo. Em um copo coloque arroz, velas amarradas com fitas e enfeite com bolas de natal.

8 Comentários
raiane
eu queria ver como arrumar uma messa de natal
pq eu tenho uma messa la em casa e não sei oq fazer com ela para arrumala
eu comprei esta messa para isso
kiss
eu ameii as digas !! irei sim arrumar a minha mesa totalmente de natal .... erei tbm arrumar a minha kza e a minha igreja !!! amei noixz devemos comemorar o natal , não lembrando em papai noel !! e sim lebrando em jesus cristo !!! pq ele éeh o nosso salvados
Sibeli
Muito interessante as ideias, mas iria ajudar muito se vocês colocassem algumas fotos para ilustrar.
Att.
Sibeli
karina
Queria umas vistas de mesas.........
maria jose
desejo ver as imagens da arrumação da mesa...
Rosi
Ótimas dicas!!! Gostei, simples e mto fácil, só ter boa vontade, carinho e capricho e colocar em prática. Obrigada e um ótimo Natal a todos vcs.
gai
afoto
zuleika
Gostei muito das idéias pois moro no interior e às vezes não achamos o que gostaríamos de comprar... obrigada
Blogs
Ver na versão Desktop