Greca quer criar estatal municipal de energia solar

16 julho, 2012 às 16:04  |  por Ivan Santos

Foto: Renata Freitas/divulgação

O candidato a prefeito de Curitiba pelo PMDB, Rafael Greca, lançou hoje o projeto “Curitiba + Energia”. A ideia, segundo ele, consiste em gerar energia solar através de um parque de usinas fotovoltáicas com a meta de atingir em médio prazo o abastecimento da rede de iluminação pública. E ainda garantir o consumo de eletricidade de escolas, creches, postos de saúde, hospitais, e outros prédios públicos. Prevê também abastecimento de programas de sustentabilidade com taxis livres de poluição – com placas a serem entregues aos chamados “segundos motoristas”, bicicletas elétricas de uso de interesse público, carrinhos elétricos de coleta de recicláveis, carros de aluguel temporário modelo smart-car Pompeo – criado na UTFPr/Pr, bem como, a possibilidade de substituição do combustível fóssil na frota de ônibus da rede metropolitana.

A base do programa será um Parque Foto-voltáico Energético (PFE), que consiste na instalação de plantas (parques de geração de energia) em 270 hectares de áreas degradadas, nos antigos aterros sanitários da Caximba e da Lamenha Pequena, parques públicos, como o Parque das Pedreiras do Pilarzinho e o Parque Regional do Iguaçu, o ex-lixão da CIC na colina entre o Rio Barigui e Contorno Sul, além de terrenos ociosos. “Vamos também, simbolicamente implantar um parque foto-voltáico no telhado do Paço 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba”, afirmou.

Para administrar a geração e a comercialização dessa energia, Greca propõe a criação da Curitiba + Energia, uma empresa de economia mista. A empresa seria responsável pela instalação de 30 plantas energéticas de painéis foto-voltáicos. “Com uma área final de 270 hectares produziremos no horizonte de até 4 anos, 150 Megawatts – entre 5 e 30 megawatts é o potencial energético de uma PCH”, diz o candidato.

8 ideias sobre “Greca quer criar estatal municipal de energia solar

  1. antonio carlos

    Se acreditasse em promessa e boa intenção o meu voto era do cara. Mas como não acredito…..ACarlos

  2. Laura Becker

    Ele só pode estar ficando doido, curitiba é a capital do frio, não existe meios de esse negócio dar certo, eu acho esse tipo de coisa palhaçada. Nós precisamos de saúde, educação.

  3. T

    ele só esqueceu do detalhe que a gente está em uma das capitais mais geladas do Brasil e que sol aqui nao é mto comum!

  4. jeh

    sempre NÓS VAMOS, NÓS PRETENDEMOS, NOSSA META É….

    nós curitibanos cansamos dessas promessas!!! que inclusive na maioria ja foram prometidas antes e nada

  5. Monique Nobre

    Olha, a coisa que mais falta nessa cidade é sol, Greca tá gagazão…
    Próximo passo é uma rede de teletransporte público?
    Já deu, né?…Gente nova, please…….

  6. proletário

    sol em Curitiba.. deixa eu adivinhar: esse projeto ambicioso, blah blah blah e vai custar 1 trilhão de reais – convenientemente embolsados pela politicada…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>