Foto: Renata Freitas/divulgação

O candidato a prefeito de Curitiba pelo PMDB, Rafael Greca, lançou hoje o projeto “Curitiba + Energia”. A ideia, segundo ele, consiste em gerar energia solar através de um parque de usinas fotovoltáicas com a meta de atingir em médio prazo o abastecimento da rede de iluminação pública. E ainda garantir o consumo de eletricidade de escolas, creches, postos de saúde, hospitais, e outros prédios públicos. Prevê também abastecimento de programas de sustentabilidade com taxis livres de poluição – com placas a serem entregues aos chamados “segundos motoristas”, bicicletas elétricas de uso de interesse público, carrinhos elétricos de coleta de recicláveis, carros de aluguel temporário modelo smart-car Pompeo – criado na UTFPr/Pr, bem como, a possibilidade de substituição do combustível fóssil na frota de ônibus da rede metropolitana.

A base do programa será um Parque Foto-voltáico Energético (PFE), que consiste na instalação de plantas (parques de geração de energia) em 270 hectares de áreas degradadas, nos antigos aterros sanitários da Caximba e da Lamenha Pequena, parques públicos, como o Parque das Pedreiras do Pilarzinho e o Parque Regional do Iguaçu, o ex-lixão da CIC na colina entre o Rio Barigui e Contorno Sul, além de terrenos ociosos. “Vamos também, simbolicamente implantar um parque foto-voltáico no telhado do Paço 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba”, afirmou.

Para administrar a geração e a comercialização dessa energia, Greca propõe a criação da Curitiba + Energia, uma empresa de economia mista. A empresa seria responsável pela instalação de 30 plantas energéticas de painéis foto-voltáicos. “Com uma área final de 270 hectares produziremos no horizonte de até 4 anos, 150 Megawatts – entre 5 e 30 megawatts é o potencial energético de uma PCH”, diz o candidato.