google

O Paraná é o segundo Estado do país com maior número de ações contra divulgação de informações nas eleições deste ano. Segundo o levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Paraná as ações judiciais visam ao impedimento de divulgação de informações sobre candidatos, principalmente contra o Google. O Estado do Alagoas é o primeiro da lista com 18% das ações; o Paraná tem 14%; e o Maranhão é o terceiro colocado com 12% dos processos para impedir divulgação de informações.

Com cinco processos do candidato a governador Roberto Requião (PMDB) – quatro contra o Google e um contra a Editora Gazeta do Povo -, o PMDB é o partido com mais ações contra divulgação de informações. O deputado federal Hermes Parcianello (PMDB), também entrou com processo contra o Google.

A candidata ao governo e senadora Gleisi Hoffmann (PT) entrou com duas ações contra o Google. O governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, também foi acionou a Justiça contra a maior empresa de internet do mundo. Fechando a lista de processos, vem a candidata a deputada federal pelo PSC, Claudia Pereira, que ingressou também com ação contra o Google.

No país, até agora, foram 71 ações, 10 delas no Paraná, que só perde para o estado de Alagoas, com 13 ações judiciais.

Com informações do Livre.jor e da Abraji