Nos Estados Unidos, o Pinterest, uma rede social lançada em março de 2010 e que permite fixar fotos e vídeos em murais virtuais, virou uma febre. O nome vem de Pin (alfinete) + Interest (interesse) = Pinterest (marcação de coisas interessantes). Trata-se de uma rede que você marca os assuntos do seu interesse em murais, através de fotos.
Nesta rede social, há uma mistura de Facebook com Twitter. O usuário divide as imagens por assunto (boards), pode seguir pessoas e fazer re-pin (“retweetar”). Também pode comentar e dar like (“curtir”). Cada vez que se acessa um site e dá PIN, é possível escrever comentários de até 500 caracteres.

O número de usuários mensais foi de 170.000, em fevereiro de 2011, para 13,2 milhões, em dezembro do mesmo ano. Números esses colocam o Pinterest como a terceira rede social mais popular nos Estados Unidos. Enquanto isso, no Brasil, o número de inscritos aumentou em 409% nos primeiros dois meses deste ano.
Porém, há de salientar que a história da internet está recheada de casos de sucesso que logo caem no esquecimento. Só para lembrar um desses casos, temos o Second Life, um site que tinha a pretensão de se tornar um mundo paralelo. Alguém lembra?

Alguns números a partir de abril de 2012 revelam que o Pinterest pode cair no esquecimento, assim como foi o Second Life. Pelos números AppData, site que mede a interação de aplicativos terceiros com o Facebook, 8,3 milhões de usuários acessaram o Pinterest por meio do Facebook em abril contra 11,3 milhões em março.
Outro meio de medir a popularidade das redes sociais é pelo Google Trends. Por aí, é possível medir o número de vezes que o termo foi procurado no serviço de busca. Até julho do ano passado, o Pinterest estava em alta e no mês de abril teve a sua primeira queda.

Saiba mais:
Veja a popularidade do Pinterest no Brasil. As regiões e cidades que mais procuraram por esta rede sociail no serviço de busca Google Trends e o gráfico registrando a queda em abril.

Para quem se interessou pelo Pinterest, clique neste link e saiba mais como utilizar esta rede

Fonte imagem: http://www.superdownloads.com.br/mobile/materias.cfm?id=4912