Boas, amigos. Todo início de temporada é assim. Os clubes se ajustando e entrando no ritmo. Por aqui, o Atlhetico tem trabalhado com seu time de aspirantes e nesse ano com muitas jovens promessas. Os comandados de James Freitas ainda estão buscando uma evolução, afinal de contas foram três rodadas e ritmo de jogo não é 100% porcento. No Coritiba, também o que se vê é um grupo buscando o melhor no momento. No Paraná Clube, o trabalho é de reconstrução tanto do clube quanto do futebol.
Os campeonatos estaduais perderam um pouco de sua magia quando se refere aos grandes clubes, pois as ambições ficam para os torneios e o campeonato brasileiro, com expectativa de ganhos e uma motivação maior.
A paciência do torcedor é do Trio de Ferro da Capital não é grande, pois todos sabemos que, no Brasil, em especial, um time vive de resultados e, quando eles não aparecem, o apaixonado pelo seu clube solta os bichos. O nosso campeonato já perdeu a seu encanto faz tempo pois a Federação não promove nenhuma jogada de marketing. Esse ano a transmissão por streaming ou pela Tv Assembleia não motivou. E, com isso, fica no ar: o que fazer para chamar a atenção do torcedor?
Quinta divisão é uma ideia
Os clubes que jogam os estaduias poderiam se reunir e criar a quinta divisão do Brasil. Os clubes seriam dividios por regiões e teriam calendário o ano todo. Os clubes que após o estadual não têm mais o que jogar fariam parte desta divisão. E, com um número X de participantes e uma fórmula de turno e returno até chegar em um mata-mata. É uma ideia que pode ser explorada, mas para isso tem que haver intenção e boa vontade, pois ano após ano os campeonatos estaduais vão perdendo o interesse. E os clubes ficam reféns de sequência no restante da temporada, estamos apenas em fevereiro tempo suficiente para estudos para se chegar em um denominador comum que possa fortalecer esse times.