LEC

O Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), comunicou a soltura de uma ave Petrel-gigante (Macronectes giganteus) juvenil, que voltou à natureza depois de cerca de cinco semanas em reabilitação com a equipe. A soltura foi na praia de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná no dia 19 de setembro.

Essa ave oceânica é avistada longe da costa paranaense, por isso os registros por aqui não são frequentes. Quando algum animal dessa espécie chega debilitado à zona costeira, o atendimento rápido e com dedicação é essencial para que ele tenha chance de recuperação.

O petrel, segundo informações do LEC, chegou ao centro de Reabilitação com sinais de afogamento, possivelmente devido à interação não intencional com a atividade pesqueira. Os veterinários realizaram o tratamento para recuperação da saúde do indivíduo, que respondeu bem ao processo até estar pronto e apto para soltura.

A interação acidental entre aves marinhas e atividades pesqueiras é uma das maiores ameaças à conservação destes animais, principalmente petréis e albatrozes. Ações conjuntas entre pesquisa, pescadores e gestores são essenciais para buscar soluções a estes impactos e garantir o bem estar dos animais e atividades humanas sustentáveis.

Se você encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses é possível acionar a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR pelo 0800 642 33 41 ou pelo whatsapp (41) 9 92138746.