Fotógrafo brasileiro é o novo membro do The Explorers Club, o mais importante grupo de exploradores do mundo

Marcio Pimenta é o único latino americano aceito em 2021 e torna-se o segundo brasileiro no quadro ativo pela centenária instituição, que tem entre seus membros nomes como Jacques Costeau, Theodore Roosevelt, Marechal Rondon e outros grandes exploradores

 

 

O explorador e fotógrafo brasileiro Marcio Pimenta foi anunciado como membro internacional do mítico The Explorers Club, o mais importante grupo de exploradores do mundo, do qual fazem parte nomes como Jacques Costeau, Edmund Hillary, Amelia Earhart, o ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt, o brasileiro Marechal Rondon e outros grandes exploradores. A lista foi anunciada no mês de dezembro de 2021 e coloca Pimenta como único latino americano e apenas o segundo brasileiro ativo no clube.

O The Explorers Club foi fundado em 1904, tem sede em Nova York, ao lado do Central Park, que se dedica ao avanço da pesquisa de campo, exploração científica, conservação dos recursos naturais e aos ideais que são vitais para preservar o instinto humano de explorar. A missão é inspirar a exploração e a proteção de lugares selvagens, desde nosso sertão até nossos oceanos, picos de montanhas e galáxias distantes – enquanto mantemos um espírito de companheirismo entre exploradores e a comunidade científica.

Pimenta tem uma larga e importante trajetória como fotógrafo e explorador registrando povos isolados, assim como as mudanças ambientais mundiais, sendo a mais recente adocumentação fotográfica na Patagônia e Terra do Fogo, em uma expedição que teve como objetivo recontar a história sobre a etnia Selk’nam, até então dada como extinta. Esteve no Iraque em 2016 e 2017 para cobrir a guerra contra o Estado Islâmico e em 2020 lançou o livro Yazidis, que conta esta história. Também foi diversas vezes à Amazônia para fotografar os incêndios florestais. Em 2018, visitou a Antártica pela primeira vez, e desde então se dedica a documentar a relação da sociedade com sua geografia e sua própria história, em identidades, tradições e manifestações econômicas e culturais.

Realiza um trabalho fundamental e necessário que é documentar as sociedades contemporâneas do mundo que sofrerão com as mudanças climáticas antes de se adaptarem aos seus fortes impactos. Suas histórias são publicadas na National Geographic e outras grandes publicações nacionais e internacionais.

Em 2022, o fotógrafo vai partir em novas expedições, uma delas para percorrer os caminhos de Charles Darwin na Patagônia. Pimenta é bolsista do Pulitzer Center e recebeu várias premiações, inclusive o Marc Ferrez de fotografia, um dos mais conceituados do mundo.

Sobre o fotógrafo

Marcio Pimenta tem 46 anos, nasceu em São Paulo e cresceu em Salvador, na Bahia. Desde então morou em vários lugares do Brasil e do mundo. Atualmente reside no Rio Grande do Sul, e por um período viveu em Curitiba (PR). Fotógrafo, explorador e contador de histórias visual com foco em questões humanas e socioculturais, identidade e mudanças climáticas. Seu trabalho foi apresentado em várias publicações online e impressas em todo o mundo, incluindo National Geographic, Rolling Stone, The Guardian, The Wall Street Journal, New York Times e El País.

Recebeu vários prêmios por seus relatórios ambientais, como Bartur Photo Award 2021 – Prêmio principal – Mudanças climáticas; Prêmio World Report – Documenting Humanity 2021 na categoria Spotlight; IPA – International Photography Awards 2020. Menção Honrosa. Editorial / Imprensa, Ambiental; IPA – International Photography Awards 2020. Menção Honrosa – Livro “Yazidis”; PX3 – Prix de la Photographie 2020. – Prata na Imprensa / Natureza / Ambiental 2020; Bolsista – Rainforest Journalism Fund / Pulitzer Center on Crisis Reporting (2019); Bolsista – Projeto Colabora (2019); Prêmio Massey Ferguson de fotojornalismo 2017; Prêmio Massey Ferguson de fotojornalismo 2016; Prêmio New Holland de Fotojornalismo – Finalista (2016); Prêmio Petrobras de Jornalismo 2015; Prêmio New Holland de Fotojornalismo – Finalista com dois trabalhos (2015); Kontinent Awards 2013 – Seleção Oficial em Nature and Unique Image- Uckuyular / Izmir – Turquia.

Realizou as exposições “Nobody’s Listening”, com o temasobre o genocídio esquecido do Iraque, no ZKM, Centro de Arte e Mídia Karlsruhe, em Karlsruhe, Alemanha, em outubro de 2021; OpenWalls Arles 2020 na Galerie Huit Arles pelo British Photojournalism Journal,  que ficou em cartaz de 01 de julho a setembro de 2020. Além de estar agora no The Explorers Club, é membro do Everyday Climate Change.

 

Para saber mais sobre o The Explorers Club e o fotógrafo, acesse:

https://www.explorers.org

http://www.marciopimenta.com

@marpimenta

 

Crédito foto: Gero Hoffmann