WhatsApp Image 2024-03-27 at 15.19.55
FIRMA reúne diversos artistas este fim de semana em Curitiba. Arte: Marciel Conrado

O segundo ano do evento acontece dias 6 e 7 de abril, com mais de 70 artistas

“Mesa farta, ideia forte” é o tema da segunda edição do FIRMA, festival que reúne graffiti, música e poesia, com o objetivo de fortalecer estas manifestações na cidade e valorizar nossa cultura alimentar. O evento acontece nos dias 6 e 7 de abril, quando mais de 70 artistas vão se unir para compor um mural no Colégio Estadual Prof.ª Izabel Lopes Santos Souza (Rua Rosa Tortato, 500 – Pinheirinho).

O evento é aberto ao público e conta com programação cultural e almoço gratuito. A programação cultural do FIRMA começa às 9h da manhã de sábado, quando o muro será liberado para o início da composição do mural.

Ao longo do sábado e do domingo, uma série de atividades culturais estão programadas para receber os jovens da comunidade do colégio onde acontece o evento, mas também de todas e todos interessados em arte, na cultura hip-hop e nas ideias da produção de alimentos e da boa nutrição. Almoço Grátis e Programação Cultural Dentre as atrações, destaque para o Slam das Gurias, o rapper Kong Cutz e a apresentação dos DJs Baqueta; Kozmica, Pesp, Xaro, Mitay, Babs e Franco. 

WhatsApp-Image-2024-03-27-at-15.19.54

A programação também inclui as oficinas de horta com James Willian e de reaproveitamento de alimentos com Pedro Munhoz, a roda de conversa sobre alimentação com o professor Ivan Santos e o Cineclube Firma, com a apresentação e debate sobre os filmes “Ilha das Flores”, documentário dirigido por Jorge Furtado, e “Cidade Cinza”, de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo.

Uma das características do FIRMA é o almoço grátis – sim, no FIRMA o almoço é grátis! Tanto no sábado quanto no domingo, será distribuído durante o almoço uma feijoada vegetariana que será produzida por voluntários e pela organização do FIRMA – a distribuição acontece mediante disponibilidade e horário a ser confirmado na programação. 

WhatsApp-Image-2024-03-27-at-15.19.53

Um desencontro entre a arte e a lei fez surgir a semente do FIRMA. Para tentar reverter uma eventual punição por uma pintura sem autorização, artistas da periferia de Curitiba bolaram uma proposta para ocupar mais de 650m² de parede, impactando toda a comunidade da Vila Pluma, no bairro Pinheirinho, parte sul da cidade de Curitiba.

FIRMA é o acrônimo de Festival Irmandade Alimentada, ideia concebida em 2021, quando o combate à pandemia do Covid-19 impôs uma série de restrições que, entre tantos fatores, impactou nos encontros, no trabalho e, consequentemente, no acesso à comida, trazendo a insegurança alimentar para a pauta das cidades.

Essa foi a ideia central naquele dezembro de 2021, quando uma corrente de esforços reuniu mais de 80 artistas, comunidade e patrocinadores em dois dias de cultura e solidariedade – ao total, foram arrecadados mais de 150 quilos de alimentos que foram doados à comunidade da Vila Pluma, no bairro Pinheirinho. 

WhatsApp-Image-2024-03-27-at-15.19.55-1

Nesta edição do FIRMA também haverá arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão revertidos para famílias que residem na região próxima à escola. A organização sugere que cada participante contribua com 2kg de alimentos não perecíveis – pedido que se estende ao público e aos artistas participantes do evento.

WhatsApp-Image-2024-03-27-at-15.19.54-1-1

Serviço:

FIRMA 2ª Edição – Mesa Farta, Ideia Forte 6 e 7 de Abril de 2024 – das 9h às 17h. Colégio Izabel Lopes Santos Souza (Rua Rosa Tortato, 500 – Pinheirinho)

Grátis – Sugestão: Doação de 2kg de alimentos não perecível por participante