WhatsApp Image 2024-03-19 at 12.38.00
Obra do artista Felipe Tosin. Foto: Otilhiane Juchem

Celebração à cultura francesa inaugura com exposição e música nesta terça, dia 20

Entre os dias 20 a 28 de março acontece em Curitiba (PR) a Semana da Francofonia, um evento organizado para celebrar a língua francesa e toda sua multiplicidade. Este ano, os encontros apresentam exposição artística, cinema, música e gastronomia e serão realizados na sede da Aliança Francesa, na Cinemateca de Curitiba e no Café Babette.

Já em sua abertura, no dia 20, terça,  o evento conta com a exposição “Impulsos Imaginários – Convergências”, do artista Felipe Tosin. Com colorismo intenso e abstrato, as obras estarão expostas no Café Babette. Segundo a curadora, Otilhiane Juchem, a exposição apresenta o processo criativo de Tosin, que se estrutura na observação da natureza. “Além do trabalhar com seu olhar, o artista se apropria de objetos plásticos coletados nos litorais e florestas e os incorpora às obras através dos seus impulsos imaginários”, afirma Juchem. 

Além disso, também haverá uma discotecagem especial da DJ Selecta Manzana. “Eu já incluía a música francesa nos meus sets e agora eu aprofundei minha pesquisa”, afirma Manzana. “A cada novo evento, descubro novidades em clássicos românticos, trilhas de filmes, cantoras e atrizes francesas”, completa a DJ que deve ainda trazer nomes como Brigitte Bardot, Claude Nougaro e um especial Manu Dibango, conhecido nos estilos musicais do Jazz e do Afrobeat.

WhatsApp-Image-2024-03-19-at-12.37.42

A DJ Selecta Manzana abre com um set especial de músicas francesas. Foto: Tereza Toledo

Também, na Cinemateca de Curitiba, acontecerá a Mostra de Filmes Francófonos, onde serão exibidos de maneira gratuita, filmes com títulos do Québec, Suíça e França, com a presença de convidados escolhidos por representantes da Universidade Estadual do Paraná, para debaterem temas ligados à língua francesa e à sétima arte.

O evento é uma parceria entre a Aliança Francesa de Curitiba, o Consulado Honorário de Luxemburgo no Paraná, o Escritório do Québec em São Paulo, o Consulado da Suíça em Curitiba e a Universidade Estadual do Paraná. 

As atividades são gratuitas e abertas ao público – com exceção dos Ateliers Gastronômicos, com vagas limitadas, cuja inscrição e pagamento será feita pela plataforma Sympla.

SERVIÇO:

Abertura Oficial:

Dia: 20/03

Hora: 20h

Local: Café Babette / Al. Prudente de Moraes, 1101, Centro.

Atrações: Discotecagem DJ Selecta Manzana / Exposição “Impulso

Imaginário – Convergências”, de Felipe Tosin.

Mostra de Filmes:

Local: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São

Francisco)

Hora: 19h

26/03 Os Anos do Super-8 (França, 2023) – Sessão seguida de bate papo

com Fernando Severo e Bárbara Albuquerque

Mostra de Filmes:

Local: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São

Francisco)

Hora: 19h

26/03 Os Anos do Super-8 (França, 2023) – Sessão seguida de bate papo

com Fernando Severo e Bárbara Albuquerque

27/03 A Linha (Suíça, 2022) – *Sessão seguida de bate papo com Letizia

Nicoli e Sheila Beggiato

28/03 Bangalô (Québec / Canadá, 2022) – *Sessão seguida de bate papo com

Fernanda Felix e Ana Júlia Olivier Rocha