Se há pouco falamos que Fast Jet Court, vencedora do Grande Prêmio João Cecílio Ferraz (G1) é uma égua “tipo exportação”, o que dizer do potro Dasching Court, que acaba de vencer o Grande Prêmio Juliano Martins (G1) “aos esbarros”? 

No campo da prova dois ótimos animais que já haviam comprovado a categoria em distâncias maiores, Izzi Bizzi e Zabar’s.

Ainda na carreira a promissora parelha do Stud Galope (que acabou tendo atraso na partida), um filho da Madour – Chez Eux – que vinha muito bem preparado do Paraná, o primeiro líder da geração Full do Jaguaretê, o bom Duck Dancer entre outros nomes de relevância. 

Pois bem, nenhum deles sequer viu a parte dianteira de Dasching Court durante a prova, apenas seu lombo. Deixando todos os turfistas boquiabertos, tomou a ponta, mantendo-a pela prova inteira e, quando recebeu uma partida de Vicente Paiva nos 400 metros finais, foi abrindo vantagem e só teve a diferença descontada por Izzi Bizzi porque já havia sido desarmado por seu jóquei. Nada que ameaçasse sua incrível vitória. 

Não é exagero logo em sua quarta carreira dizermos que ele é um craque! E os motivos são vários. Ele estreou depois de viajar 740 quilômetros de Curitiba para Porto Alegre, vencendo uma eliminatória do Grande Prêmio Turfe Gaúcho “a trote”. 

Na final, que aconteceu no dia seguinte, também em 700 metros, ele arranhou o recorde da distância no Cristal, derrotando os líderes gaúchos Bianca Light e Colt Magno. Sofreu com dor de canelas e ficou parado por alguns meses. 

Reapareceu só no início de maio, em uma prova em 1.000 metros na grama. Não tomou conhecimento dos adversários e novamente se aproximou do recorde. Hoje, depois de se mostrar um excepcional velocista, chegou aos 1.500 metros mostrando muita qualidade. Realmente impressionante. 

A única torcida que Dasching Court deu durante a prova foi na seta dos 300 finais, quando todos torciam para que ele tirasse mais e mais na ponta. Vitória emocionante e que faz os apaixonados pelos cavalos reverenciarem este esporte tão incrível chamado turfe. 

Vale ressaltar o trabalho da equipe do Haras Cima, liderado pelo senhor Gelso Cima. Foram duas vitórias de Grupo 1 no mesmo dia, nas provas de seleção dos potros e potrancas. E tem mais, ambos filhos do mesmo pai, Courtier, que em sua geração estreante vence as duas primeiras provas de Grupo 1 possíveis. 

Equipe essa do Haras Cima que conta com os treinamentos de Olívio Zélio Zantedeschi, com o atendimento do Dr. Fernando Bastos, além de uma ótima equipe de escovadores e cortejadores, lógico, acompanhada pelos dois melhores jóqueis do Tarumã: Valmir Rocha e Vicente Paiva. 

Daschng Court é um filho de Courtier e Alta Floresta (Teton Forest). Foi secundado por Izzi Bizzi (2 3/4), tendo Zabar’s (6 1/2), Jobster (7 1/4) e Duck Dancer (8 3/4) completando o placar remunerado. O tempo foi de ’27″350 para os 1.500 metros na pista de grama leve.

Buscar adjetivos para esta vitória de Dasching Court é difícil, tamanha magnitude. Então vamos ficar com o título desta matéria: “SIMPLESMENTE ESPETACULAR”!