O dia de hoje começou com uma triste notícia. Um dos melhores cavalos dos últimos anos nos deixou aos sete anos. Estamos falando do tordilho Arrogate, vencedor de sete carreiras, entre elas a Pegasus World Cup (G1), Breeder’s Cup Classic (G1), Dubai World Cup (G1) e Travers Stakes (G1). 

Ele estava alojado na Juddmonte Farm terminando a temporada de coberturas, quando na semana passada apresentou um problema neurológico no pescoço. No fim de semana passada ele caiu em seu estábulo e não se levantou mais. 

Levado à Clínica Hagyard sob os cuidados do Dr. Bob Hunt e do Dr. Nathan Slovis, com o Dr. Steve Reed representando a seguradora. Lá foram feitos todos os exames possíveis para descobrir o enfermo de Arrogate, porém devido a outros problemas secundários foi tomada a difícil decisão de sacrificar o tordilho. 

A campanha de Arrogate foi surpreendente. Ele estreou fazendo terceiro, vencendo em seguida três corridas. Dali ele foi direto para o Travers Stakes (G1), onde surpreendentemente venceu os atuais vencedores do Preakness e Belmont Stakes, Exagerator e Creator em tempo recorde. 

Dali foi direto para o Breeder’s Cup Classic, onde travou uma batalha linda com California Chrome, vencendo seu segundo Grupo 1. Foi eleito no fim da temporada o “Melhor Animal de 3 Anos” no Eclipse Awards. 

Foram mais duas vitórias de Grupo 1 no ano seguinte, culminando na escolha como “Cavalo do Ano” no Eclipse Awards. A primeira foi na Pegasus World Cup (G1), corrida em Gulfstream Park. Depois foi a Meydan para vencer o Dubai World Cup. Nesta prova o cavalo se atrasou e em uma recuperação espetacular derrotou Gun Runner. Ele bateu o recorde de premiações para um cavalo norte-americano ao chegar ao montante de US$ 17.084.600. 

“Nunca esqueceremos o caminho que Arrogate nos levou”, disse Garrett O’Rourke, gerente geral da Juddmonte Farm. “Essas quatro corridas incríveis o estabeleceram como um dos grandes cavalos de corrida de nosso tempo, quebrando dois recordes e derrotando o campeão da California Chrome e, em seguida, derrotando Gun Runner em outra performance incrível em Dubai.”

“Esperamos que o desgosto de perdê-lo tão jovem possa ser acalmado, observando com orgulho a conquista de seus corredores”, completou Garrett O’Rourke. 

Depois de correr mais três vezes nso Esatdos Unidos sem vencer, ele foi aposentado. Sua primeira geração estreia em 2021. Era um filho de Unbridled’s Song e Bubbler (Distorted Humor).

ASSISTA O RESUMÃO DO TURFE DESTA SEMANA: