Divulgação – Mysterio (Jake Gyllenhaal) e o Homem-Aranha (Tom Holland)

O filme ‘Homem-Aranha: Longe de Casa’, que estreia nesta quinta-feira (4), tem cinco pequenos detalhes que fazem diferença para o universo Marvel.

Veja crítica do filme AQUI.

O ‘Blip’

As explicações sobre a reaparição dos que haviam sumido com o estalar de dedos de Thanos em ‘Vingadores; Guerra Infinita’ aparece na segunda cena de ‘Homem-Aranha: Longe de Casa’. Como se passaram cinco anos, quem ficou na Terra está cinco anos mais velho. Quem virou pó e volta do nada manteve a idade que tinha – ou seja, não envelheceu nada em cinco anos. É o caso do Homem-Aranha e da maioria de seus amigos de escola. No videojornal da escola, onde se explica tudo, a reaparição é chamada simplesmente de “O Blip”. Por incrível que pareça, o desenrolar da história mostra que essa seria a melhor solução.

Citação à Capitã Marvel e o In Memoriam

Vários heróis da Marvel aparecem indiretamente em ‘Homem-Aranha: Longe de Casa’. No começo do filme, os que morreram nos filmes anteriores da Marvel ganharam uma homenagem à la “In Memoriam”, do Oscar. Além disso, em dado momento, Peter Parker, ou o Homem-Aranha, sugere a Nick Fury que chame um herói mais poderoso para lidar com os elementais, como Thor ou Capitã Marvel. A reação de Fury ao ouvir o nome da Capitã Marvel chama atenção: “Não diga esse nome de novo”. Depois, explica-se por quê.

Mystério

Ao menos nos trailers, Mysterio (Jake Gyllenhaal) foi apresentado como um herói. Nas histórias em quadrinhos, contudo, ele é um vilão. O personagem tem como identidade original Quentin Beck, um dublê e especialista em efeitos visuais que usa de suas habilidades para confundir o Aranha. Usa um capacete redondo e possui gases que desnorteiam o sentido-aranha de Parker.

Fake News

“As pessoas querem acreditar em qualquer coisa”, diz Mysterio, em uma das cenas do filme. Um terreno fértil para Fake News. E um terreno fértil para a reaparição de J. J. Jameson, chefão do ‘Clarim Diário’, um tablode sensacionalista. E quem interpreta J. J. Jameson? O mesmo J. K. Simmons dos primeiros três filmes do Aranha (aqueles com Tobey Maguire no papel principal).

Peter Parker gosta das morenas altas

Se não fosse um filme de heróis, Peter Parker estaria mais para o protagonista de ‘Passaporte para Confusão’ – filme de 2004 no qual o jovem americano vira a Europa do avesso para se dar bem com a mocinha. ‘Homem-Aranha: Longe de Casa’ e o antecessor, ‘Homem-Aranha: De Volta ao Lar’, mostra que Parker gosta das morenas altas. Antes, foi Liz (Laura Harrier). Agora, é MJ (Zendaya). Ambas são bem mais altas que ele.