No próximo domingo, dia 26 de agosto, será realizada a 6ª edição da Festa Regional das Sementes Crioulas. O evento acontece das 8h às 17h30 no Colégio Estadual Newton Freire Maia, em Pinhais. O público esperado será especialmente de representantes da agricultura familiar da região, além das famílias mais urbanas que tem um papel fundamental para valorizar o trabalho destes agricultores.

Além disso, estão previstas a presença de feirantes dos grupos de agricultores ecológicos da Rede Ecovida, do Núcleo Maurício Brumester do Amaral, também organizações da agroecologia e agricultura familiar do Estado e até de vindo de outros lugares do Brasil.

A comissão organizadora da festa reúne diversas entidades como o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), a Associação Brasileira de Amparo à Infância (ABAI), a Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (AOPA), o Colégio Estadual Newton Freire Maia, a Rede Sementes de Agroecologia (ReSA) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT); e conta com o apoio da EMATER e da Prefeitura de Pinhais.

A organização pede que os participantes levem talheres e caneca, pois no local será servido um almoço da agricultura familiar agroecológica (Almoço agroecológico R$15,00 pré-venda até 24/08; R$20,00 no dia; menores de 10 anos não pagam). Além disso, o espaço contará também com expositores e feirantes, que além de sementes e mudas, oferecerão diversidade de alimentos, artesanatos e comidas prontas para o consumo.

Confira a programação do evento:

8h – Abertura da feira ao público e café da partilha (sementes, mudas, artesanato, alimentos);

10h – Falas de abertura;

10h15 – Benção e mística das sementes;

10h30 – Partilha das semente e mística;

11h30 – Show Musical – Banda da ABAI;

12h às 14h – Almoço;

14h às 15h30 – Oficinas temáticas e técnicas;

14h20 às 17h – Shows diversos e atividades culturais.

Sementes Crioulas

Durante o inverno, tradicionalmente, acontecem festas celebrando as colheitas, a fartura da agricultura familiar, e são oportunidades para as famílias camponesas realizarem a troca de sementes e mudas entre si. No Paraná já são mais de 12 eventos voltados à troca de sementes e mudas que acontecem todo ano.

As sementes crioulas são variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares, com características bem determinadas e reconhecidas pelas respectivas comunidades. De acordo o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), estas sementes, passadas de geração em geração, são preservadas nos muitos bancos de sementes que existem no Brasil.

Serviço

A 6ª Festa Regional das Sementes Crioulas acontecerá no Colégio Estadual Newton Freire Maia, localizado na Estrada da Graciosa, 7400, em Pinhais.