Com o avanço do vírus H1N1, o número de mortes por gripe neste ano no Brasil quase triplicou em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Ministério da Saúde, até 14 de julho foram confirmados 839 casos. O total de óbitos já é (68%) maior do que o relatado em todo o ano de 2017. De acordo com o boletim da doença divulgada no dia 25 de julho, pela Secretaria Estadual da Saúde (SESA) o Paraná tem 477 casos confirmados e 65 óbitos em consequência do vírus Influenza. O número já supera o total de casos de todo ano passado, quando foram registrados 52 falecimentos.

Altamente contagiosa, a gripe pode ser prevenida com a vacina. As doses disponíveis na rede pública protegem contra os três subtipos do vírus (H1N1, H₃N₂ e influenza B). O País conseguiu bater a meta de vacinar 90% do público-alvo este ano, após duas prorrogações da campanha. Sobre as ações para prevenção da Gripe o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Alex Elias Antun esclarece: “Fizemos uma força tarefa para aumentar a cobertura vacinal em todo o município. Além da prorrogação da Campanha, as doses remanescentes da vacina foram disponibilizadas para toda a população, independente do grupo de risco prioritário. As equipes fizeram a vacinação domiciliar aos acamados, foram à área rural em diversas ocasiões, ao Centro de Convivência, APAE e à Casa da Criança. Em junho levamos nossa equipe às Escolas, Centros Municipais de Educação Infantil e na Rede Estadual vacinando alunos, professores e demais funcionários”.

A vacinação já acabou, porém, devemos adotar medidas importantes para nos protegermos contra a gripe: evitar aglomerações e lugares fechados; lavar bem as mãos com água e sabão e usar álcool em gel; manter os ambientes arejados e evitar o contato com pessoas gripadas e resfriadas. Procure a Unidade de Saúde ou o Pronto Socorro em casos de febre por mais de dois dias, dificuldade para respirar e confusão mental.