Franklin de Freitas – Condor: empresa anunciou boicote à Globo após reportagens sobre citação a Bolsonaro no caso Marielle

A rede de supermercados Condor Super Center afirmou em nota nesta segunda-feira (4) que sua decisão em suspender propagandas na TV Globo não atinge a afiliada da emissora no Paraná. O boicote, segundo a empresa, “limita-se aos programas jornalísticos nacionais, que são Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Fantástico”. O Condor também afirma que o corte vale para as novelas “Malhação” e “das 21h”. Para a empresa, os programas contrariam “os princípios e valores familiar (sic)”. 

O primeiro anúncio de boicote à Rede Globo de TV foi feito pelo Condor no domingo (3), em protesto contra a cobertura jornalística da empresa sobre o governo Jair Bolsonaro (PSL). Além do Condor, a imobiliária Habitec foi a primeira a promover o corte. Não há confirmação de outras empresas que tenham aderido ao movimento. O empresário Luciano Hang, dono da rede Havan e apoiador de Bolsonaro, não rompeu com a Globo, mas fez ameaças. “Se não mudar o editorial e começar a apoiar as mudanças que o povo tanto quer será o começo do fim. Ninguém sobrevive sem credibilidade e audiência”, disse.

Em defesa de Bolsonaro, rede de supermercados e imobiliária de Curitiba anunciam boicote à Globo

Condor é um dos campeões em ações trabalhistas no Paraná

PT acusa Condor de ‘racismo’ por nota sobre boicote à Globo em defesa de Bolsonaro

Na época da campanha, dono de supermercado enviou carta pró-Bolsonaro a funcionários

Embora as empresas não citem especificamente quais reportagens as desagradaram, a reação dos empresários veio após reportagem do Jornal Nacional, do dia 29 de outubro, que revelou a visita de um dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco ao Condomínio Vivendas da Barra, onde mora outro principal suspeito do assassinato, Ronnie Lessa, e também onde o presidente Jair Bolsonaro tem casa.

O porteiro contou à polícia que, horas antes do assassinato, em 14 de março de 2018, o outro suspeito do crime, Élcio de Queiroz, entrou no condomínio e disse que iria para a casa do então deputado Jair Bolsonaro. 

As empresas acusam a TV Globo de “parcialidade” jornalística. Na nota desta segunda-feira, o Condor afirmou que a RPC-TV, afiliada da emissora do Paraná, não será afetada. “Permanecemos com nossos investimentos na RPC, afiliada Globo no Paraná, remanejando e reforçando a programação regional e de entretenimento saudável”, diz a nota.

A RPC integra o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), que inclui o Jornal Gazeta do Povo, declaradamente conservador e, consequentemente, alinhado à pauta bolsonarista. “Não cortamos as propagandas da RPC, afiliada Globo, apenas não serão veiculadas em certos horários. Atitude semelhante vem sendo adotada por várias empresas que compactuam da nossa mesma preocupação com o futuro do nosso país”, diz o Condor.

Campanha –  Nas eleições de 2018, o Condor foi alvo de investigações do Ministério Público Eleitoral e do Ministério Público do Trabalho, depois que o empresário Pedro Joanir Zonta, dono da rede, divulgou carta aos funcionários pedindo o voto deles em Bolsonaro, comprometendo-se a não cortar o 13º salário e férias caso seu candidato fosse eleito. Os promotores acusaram Zonta de coagir os funcionários.

Para evitar uma multa de R$ 100 mil, o empresário fez um acordo com o MP, divulgando nova carta aos trabalhadores, desta vez afirmando que a sua rede “respeita as leis trabalhistas e os tratados de direitos humanos, e que não tolera a imposição ou direcionamento nas escolhas políticas dos empregados durante o processo eleitoral”.

Leia mais no blog Política em Debate