Divulgação/ Roberto Stuckert

O ex-presidente Lula, estreou hoje (18) como comentarista da Copa do Mundo da Rússia. A atuação é para o programa do jornalista José Trajano na TVT, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Lula envia comentários para o programa por meio de cartas, direto da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Preso em uma sala equipada com uma televisão, o ex-presidente consegue assistir aos jogos da Copa.

Com isso, ele escreve as impressões pessoais sobre os jogos e a produção do programa coloca uma legenda na tela com aspas. Um locutor lerá os comentários para os telespectadores. O programa “Papo com Zé Trajano” vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao vivo, de 18h15 às 19h, na TVT e na rádio Brasil Atual.

"O Brasil entrou em campo com o que tem de melhor. A Suíça também. Pelo histórico das seleções, o Brasil teria de vencer, afinal é a única seleção pentacampeã e, portanto, amplamente favorita. A Suíça também queria ganhar e tinha duas opções: jogar melhor ou não deixar o Brasil jogar. E foi o que fez", disse Lula. 

"Também não deixou o Neymar jogar, fazendo faltas e faltas. Além disso, o Neymar tentava sem êxito carregar a bola, e não conseguiu". Para Lula, que é corintiano e entusiasta do futebol, o Brasil não foi bem. "Sinceramente, o fato é que não jogamos bem". Para o próximo jogo, contra a Costa Rica, o petista pediu que o Brasil não menospreze a Costa Rica: "Afinal, todos sabem que, um dia, o pequeno Davi venceu o gigante Golias".

No fim, Lula elogiou Cristiano Ronaldo, de Portugal. "Duas coisas ficaram provadas na primeira semana da Copa: a Alemanha não é invencível e, entre os maiores craques, só o Cristiano Ronaldo fez por merecer. O resto é conversa pra mesa de bar", opinou o ex-presidente.

Lula está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril. Ele cumpre o início da pena de 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O petista foi condenado pelo juiz Sergio Moro por favorecimento à construtora OAS em contratos com a Petrobras. Em troca, receberia da empresa um tríplex no Guarujá, no litoral paulista.