O acesso a água limpa é uma das causas pelas quais os rotarianos de todo o mundo se dedicam em prol da qualidade de vida, pois ela – somada ao saneamento e a higiene – são necessidades básicas para uma vida mais saudável e produtiva.

 

Os projetos do Rotary costumavam se concentrar na construção de poços visando o fornecimento de água potável, na instalação de tubulações, no fornecimento de filtros, pias e vasos sanitários. Mas, o maior desafio ocorre após a instalação destes equipamentos. Bombas de água enferrujadas e instalações sanitárias mal conservadas, sem a devida manutenção e, muitas vezes, com a operação inadequada, são comuns tornando-se monumentos de projetos humanitários que se mostraram insustentáveis. A análise de 2013 da Aguaconsult, uma consultora independente, citou esses problemas em projetos realizados pelo Rotary e indicou o fator que ajudaria a planejar projetos mais eficazes: a sustentabilidade.

 

“Todos os projetos de água e saneamento do Rotary são cheios de entusiasmo e bem-intencionados, mas muitos deles nem sempre atenderam às demandas reais da comunidade”, afirma F. Ronald Denham, membro fundador e presidente do Grupo Rotarianos em Ação pela Água e Saneamento, formado em 2007, que enfatiza a abordagem de projetos baseada em necessidades locais e sustentabilidade.

 

Desta forma, o Rotary mudou seu foco nos últimos anos para a educação, a colaboração e a sustentabilidade. Por meio de programas WASH (Water, Sanitation and Hygiene) e iniciativas relacionadas à água, saneamento e higiene, o Rotary mobiliza recursos, forma parcerias e investe em infraestrutura e treinamentos que promovem mudanças — tais como cultivar hábitos saudáveis e boas práticas de higiene, contribuindo com a redução de doenças como cólera, disenteria, pneumonia, gripes, covid-19, dentre outras.

 

Como é o caso do centro de coleta e distribuição de água da chuva para quatro mil pessoas em Madan, que além da instalação prevê o treinamento de mulheres da comunidade e estudantes de 35 escolas. Outro projeto implantado na Escuintia, Guatemala, melhorou a condição de 1793 crianças em 10 escolas com o fornecimento de sanitários, estações de lavagens de mãos e tanques de água e treinamentos da população envolvida.

 

Em um sistema implantado em Kigogo, na Tanzânia, os rotarianos e colaboradores ensinaram a comunidade local a manter o sistema e como ter bons hábitos de higiene. Por fim, o projeto de limpeza do Rio Mississippi, que atravessa os Estados Unidos, uniu diversos clubes de Rotary, prefeituras e comunidades em prol da sustentabilidade ambiental e educação ambiental.

Por esta razão, nós do Rotary Club Satélite de Curitiba Norte Inspiração focamos as nossas ações na área da educação e em projetos sustentáveis inspiradores, pois acreditamos que eles são as chaves para a verdadeira mudança no mundo.

 

Além das ações pontuais, o programa piloto WASH in Schools Target Challenge visa motivar Rotary Clubs a desenvolver programas sustentáveis para água, saneamento, higiene e projetos educacionais ao redor do mundo. O guia para a aplicação do WASH nas escolas fornece informações para promover a mudança com base no reconhecimento das necessidades locais da escola e da comunidade do entorno. No ano de 2020, Belize, Guatemala, Honduras, Índia e Kenya iniciaram suas ações WASH.

Assista ao vídeo institucional para conhecer melhor o programa WASH:

* Neile Cristina Andraos é Engenheira Civil da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) e mãe da Surya. Voluntária do Rotary.