Inclusive Acessibilidade – Dublador Léo Rabello

É hoje que ocorre o Festival do Minuto com Audiodescrição, no Cine Passeio. O Festival inicia às 19h, com entrada franca. Serão 16 filmes com audiodescrição no 8.º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva. Ao final da sessão, ocorrerá um bate-papo com o audiodescritor consultor Manoel Negraes. 

Faz parte também da programação a apresentação do curta Catadora de Gente, de Mirela Kruel. Produção de audiodescrição: OVNI Acessibilidade Universal. Roteiro: Mimi Aragón. Consultoria: Manoel Negraes. Narração: Rodrigo Sacco Teixeira. Técnico de áudio: Bruno Klein (Porta da Toca Estúdio).

A roteirista Georgea Rodrigues, da Inclusive Acessibilidade, que há três anos faz a acessibilidade do Festival do Minuto, explica que o trabalho é conceitual e denso. Este ano, a empresa resolveu ampliar a consultoria e convidou Manoel Negraes para fazer parte da equipe com o objetivo de escutar novos olhares e somar conhecimentos.

Um dos desafios, explica ela, foi ampliar o leque de possibilidades, saindo da “neutralidade” da narração em Audiodescrição. Entraram com vontade na atmosfera dos filmes e para isso convidaram dubladores conhecidos do público em geral, escolhidos por meio de uma enquete entre pessoas com deficiência visual. Os nomes que surgiram foram os de Flávia Saddy, Fernanda Barone, Reginaldo Primo e Léo Rabello (foto). Profissionais experientes na arte da voz. Eles embarcaram com maestria e extrema dedicação para compreender o que é a Audiodescrição e como é construída.

O evento é promovido pelo curso de Cinema e Audiovisual, pelos Cursos de Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo e Mestrado Profissional em Artes e pelo Curso de Pós-Graduação em Cinema com ênfase em Produção da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em parceria com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Comunicação –, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O apoio é da Vias Abertas – Comunicação, Cultura e Inclusão, da OVNI Acessibilidade Universal, da Inclusive Acessibilidade Produção Cultural, da Lança Filmes e do Festival do Minuto.

Saiba mais:

FESTIVAL DO MINUTO | MOSTRA ACESSIBILIDADE

1. ROSÁRIO (Brasil) – Mirian Rolim
2. MY BODY IS (Inglaterra) – Fenia Kotsopoulou
3. PIANO (Brasil) – Rafael Ferrari
4. NIGHT NIGHT (Irã) – Golnaz Moghaddam
5. CAI CEU (Brasil) – Flávio Galvão
6. CEP 01311-300 (Brasil) – James Salinas
7. FOME (Brasil) – Sofia Freire
8. DISFORIA (Brasil) – Figgy Isa
9. CAMINHO PARA CASA (Brasil) – Gabriel Fonseca, Ana Cláudia Bettoni, Gabriella Lourenzato, Laura Braz e Thais Leister
10. FUMAR (Brasil) – Yasmin Rocha
11. BARRAGEM (Brasil) – Yghor Boy
12. MERCURIO (Brasil) – Rodrigo Dallano
13. INTERROGAÇÃO (ou Psicopata Legalizado) (Brasil) – Moisés Pantolfi
14. 0880 (Brasil) – Gabriel Neftali
15. Barba (Brasil) – Sabrina Valente
16. Caixa Mágica (Brasil) – Carol Santino, Thaís Barreto e Xulia Doxangui.

Ficha técnica:
Produção de audiodescrição: Inclusive Acessibilidade Produção Cultural.
Roteiro: Georgea Rodrigues e Larissa Hobi.
Consultoria: Cida Leite e Manoel Negraes.
Narração: Georgea Rodrigues, Daniel Machline, Fernanda Barone, Flávia Saddy, Reginaldo Primo e Léo Rabelo.

CATADORA DE GENTE (Brasil) – Mirela Kruel

Sinopse: Um retrato de Maria Tugira Cardoso, que há 30 anos dedica sua vida à catação de lixo, em Uruguaiana, no interior do Rio Grande do Sul. Com sua fala lúcida a respeito da vida e de suas complexidades, Tugira narra sua história e propõe ao espectador uma reflexão profunda sobre as desigualdades sociais do Brasil.

Confira a programação da sessão com audiodescrição no link:
https://www.cinemaemperspectiva.com/mostracinema

Sobre o Manoel Negraes
Audiodescritor consultor com formação em Sociologia e Política. É pós-graduado em Sociopsicologia, Antropologia Cultural e Audiodescrição.  Atua há mais de dez anos na área de inclusão social e defesa das pessoas com deficiência. No poder público trabalhou na Secretaria da Pessoa com Deficiência. Acumula ainda experiência na área de direitos humanos, com atuação na iniciativa privada e no terceiro setor. É proprietário da Vias Abertas – Comunicação, Cultura e Inclusão. Como consultor em Audiodescrição trabalhou na acessibilidade do filme “Estou me guardando para quando o Carnaval chegar”; do documentário “Fronteiras Guaíra”; atuou no Festival de Gramado com o filme “Catadora de Gente”; no espetáculo de dança-teatro “La Cena”; exposição de fotos “Observador”; na Parada de Natal da Avenida Batel; no show de Yamandu Costa e Borguetti; e na TV Evangelizar. Também desenvolve diversos projetos como o Coletivo Bengala Verde e o Movimento Encarte na Faixa.

Serviço:
Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro. Sala Valêncio Xavier)
Data: 19/09 às 19h – Entrada franca
Endereço: Rua Riachuelo, 410 – Centro. Curitiba / PR.

 Fonte: editado com informações da Inclusive Acessibilidade Produção Cultural