Renault Duster Oroch. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Uma versão intermediária do seu modelo (Renault News)

A Renault dá uma sobrevida na atual Oroch lançando uma versão intermediária do seu modelo produzido em São José dos Pinhais (PR). A nova configuração Iconic da Renault Oroch será a mais cara com motor 1.6 e câmbio manual.

Ela custa R$ 127.800 e fica abaixo da topo de linha Outsider, única da família equipada com motor 1.3 turbo e transmissão automática, e que parte dos R$ 151.760, A Oroch Iconic é a mais requintada entre as opções da picape da Renault com motor menor. Isso inclui bancos e painéis das portas com revestimento exclusivo e detalhes em laranja, além de itens de série como câmera de ré, sensor de luminosidade e ar-condicionado automático.

Em todas as versões da Oroch há um completo pacote de segurança ativa que garante a segurança dos ocupantes em diferentes condições de rodagem: Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Assistente de Partida em Rampas (HSA), Sistema Anti-Capotamento (RMI), e freios ABS com BAS (Brake Assist System).

Agrega apliques visuais externos só encontrados na Outsider. A nova Renault Oroch Iconic é dotada de alargadores de para-lamas, revestimento preto brilhante nas colunas centrais, capota marítima e rodas diamantadas em dois tons, bem como suspensão independente nas quatro rodas – MacPherson na dianteira e Multilink atrás – permitindo ao modelo um rodar confortável e seguro em diferentes condições.

A Oroch traz o conforto de uma verdadeira picape, com 2.829 mm de entre-eixos, que garante espaço amplo para todos os ocupantes. Cinco passageiros viajam confortavelmente graças ao ótimo espaço para pernas e cabeças. Ao volante, o motorista encontra facilmente uma posição ideal de dirigir graças aos ajustes de altura do banco e da coluna de direção. A posição de dirigir elevada garante ótima visibilidade e facilita a identificação de obstáculos ao redor do veículo, garantindo maior segurança. O volante ergonômico tem ótima empunhadura. 

A caçamba comporta 683 litros e traz 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga total do veículo é de até 680 kg.

O motor é o conhecido 1.6 da linha SCe, que gera até 120 cv de potência com etanol e 118 cv, com gasolina, e trabalha com a caixa manual de seis marchas. A nova configuração mantém as capacidades da picape, com 683 litros de volume na caçamba e carga útil de até 680 kg. No primeiro bimestre de 2024 a Renault Oroch vendeu pouco mais de 2 mil unidades vendidas. Ela é a quarta na categoria das chamadas médio-compactas, liderada por Fiat Toro (6.263) e com Ram Rampage (3.786) em segundo, seguida da Chevrolet Montana (3.650).