Filmes-Cidade-de-Deus
Cena de ‘Cidade de Deus’ (foto: divulgação / Lumière Brasil)

O apuro estético impressionante de ‘Cidade de Deus’ em termos de fotografia e edição mostrou que é possível fazer cinema de qualidade internacional no Brasil. Mas o grande trunfo do filme foi colocar a favela no centro de discussões sociopolíticas. Meninos como Buscapé ou Dadinho (antes de virar Zé Pequeno) são colocados diante das mazelas de um ambiente sem olhar social, segurança, emprego, educação ou saúde. Essa perspectiva torna compreensível por que o jovem acaba entrando para o mundo do crime e torna louvável o esforço de quem escolhe progredir sem enveredar por um caminho mais fácil.

  • Ano: 2002. Direção: Fernando Meirelles e Katia Lun. Com Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino

Sinopse

Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem negro e pobre, morador da Cidade de Deus, uma favela do Rio de Janeiro conhecida por ser um dos locais mais violentos de lá. Ele se agarra ao seu talento como fotógrafo para fugir da possibilidade de virar um bandido, como aconteceu com Zé Pequeno (Leandro Firmino) e muitos outros. Seu olhar fotográfico retrata o cotidiano da favela, onde a violência parece não ter fim.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Tratam-se de filmes que tiveram relevância nos anos em que foram lançados e, ao mesmo tempo, deixaram marcas, por motivos diversos. Alguns, porque são precursores e criaram legados, inspirações ou tecnologias. Alguns, porque são visionários e criaram novas estéticas cinematográficas. Alguns, porque são retratos de costumes ou de mudanças em uma sociedade sempre em mutação, mas nem sempre em evolução. Alguns, porque são exemplos de valores como amor, amizade ou resiliência. Alguns, porque geram debates. Alguns, apenas porque são um bom entretenimento.