Comparação dos resultados das urnas mostra a evolução dos votos do candidato do PDT no primeiro e segundo turno das eleições em Curitiba.  Osmar Dias cresceu no segundo turno em toda a cidade, aumentando a sua votação em até 63% em regiões como a Cidade Industrial.

Coordenadores da campanha de Osmar Dias atribuem esses índices a Beto Richa. Segundo Antonio Leonel Poloni, foi a liderança de Richa o grande diferencial destas eleições. “Beto foi responsável pela vitória de Osmar em Curitiba. Ele agregou novos apoios ao entrar de corpo e alma na campanha e conseguiu transferir a grande aprovação que tem junto à sociedade curitibana para o Osmar”, disse.

Os números demonstram claramente o crescimento dos votos do pedetista depois da adesão de Richa à campanha. Na região da Cidade Industrial, Osmar Dias recebeu 15.394 votos no primeiro turno, contra 25.184 no dia 29 de outubro, uma diferença de 63% ou 9.790 votos.

Nas regiões do Boqueirão e Bairro Novo, a evolução foi de 59%. O Boqueirão deu 21.055 votos a mais para Osmar Dias no segundo turno das eleições, enquanto o Bairro Novo garantiu novos 8.105 votos.

Já no Cajuru, o crescimento foi de 54%, passando de 32.820 para 50.583 votos. Os votos também evoluíram 55% no Pinheirinho, 49% no Boa Vista, 47% no Portão, 46% em Santa Felicidade e 39% na região central.  “Enquanto isso, nosso adversário ampliou a sua votação, no máximo, em 38%”, afirmou Poloni.

Ele citou como exemplos a CIC e o Bairro Novo, regiões onde o prefeito mantém estreita aproximação com a comunidade e desde o início do governo vem realizando uma série de intervenções para melhorar a qualidade de vida da população. “Na CIC, mesmo com a grande estrutura de campanha, o candidato do PMDB conseguiu elevar em 25% os seus votos. Já no Bairro Novo, o crescimento foi de apenas 7 mil votos”, finalizou.