Cap6
Voando alto: Pablo comemora gol que abriu o placar na Arena da Baixada e o caminho para a oitava vitória consecutiva do Furacão na temporada (Foto: Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense começou o Campeonato Brasileiro de 2024 com tudo, garantindo uma bela festa para a torcida rubro-negra na Ligga Arena na tarde deste domingo (14 de abril). Diante do Cuiabá, time que ainda estava invicto na temporada, o Furacão soube se impor e venceu por 4 a 0 diante de seus entusiasmados torcedores, com três gols marcados ainda no primeiro tempo de jogo pelo atual bicampeão paranaense (com Pablo, Canobbio e Léo Godoy) e outro na etapa complementar (com Mastriani).

LEIA MAIS SOBRE A PARTIDA

Com os três pontos conquistados e um bom saldo de gols garantido, o clube curitibano aparece, por ora, como líder do campeonato nacional. Na temporada, já são oito vitórias consecutivas (uma pelo Brasileiro, cinco pelo Campeonato Paranaense e duas pela Copa Sul-Americana) do time sob o comando de Cuca.

Na próxima quarta-feira (17 de abril), o desafio athleticano será contra o Grêmio, fora de casa, pela 2ª rodada do Brasileirão. Já o Cuiabá enfrenta, no mesmo dia, o Vila Nova (GO), pela semifinal da Copa Verde.

ESCALAÇÕES

No Athletico, o técnico Cuca realizou apenas uma mudança em relação ao time que venceu o Rayo Zuliano, pela Copa Sul-Americana: Kaique Rocha na zaga no lugar de Pedro Henrique. Do lado do Cuiabá, situação parecida: após vitória continental sobre o Metropolitanos, da Venezuela, o técnico Luiz Fernando Iubel repetiu o onze inicial do time mato-grossense.

PRIMEIRO TEMPO

Jogando dentro de casa, o Furacão buscou (e conseguiu) se impor desde o primeiro instante da partida, pressionando forte no setor ofensivo e se movimentando muito para a criação de jogadas, com trocas de passes rápidos para superar a marcação adversária. Uma superioridade que se traduziu em números: 3 a 0 para os donos da casa no placar já no primeiro tempo, após o time paranaense finalizar 12 vezes a gol na primeira etapa (acertando em quatro ocasiões a pontaria) e o mato-grossense, nenhuma.

Quem abriu o placar na Ligga Arena foi Pablo, aos 22 minutos, em jogada de bola parada. Antes do tento, porém, Julimar e Canobbio já haviam tido boas chances para marcar. E depois de inaugurado o marcador, a porteira foi aberta e o Athletico ampliou a vantagem com gols do atacante uruguaio, aos 36 minutos, e de Léo Godoy, aos 38 (com assistência de Canobbio). Um verdadeiro massacre!

SEGUNDO TEMPO

Com a vantagem construída na etapa inicial, o Athletico tratou de administrar o placar no segundo tempo. O Cuiabá conseguiu criar uma boa chance de gol, desperdiçada por Derik Lacerda, mas também viu os donos da casa quase ampliarem o marcador em boa chegada de Julimar, em mais uma jogada athleticana bem trabalhada coletivamente, de pé em pé.

Aos 26 minutos, Cuca colocou Alex Santana, Zapelli e Mastriani em campo nos lugares de Julimar, Cuello e Pablo. E dez minutos depois da substituição, o argentino mostrou boa pontaria em cobrança de falta lateral e colocou a bola na cabeça do artilheiro uruguaio, que testou pro gol e deu números finais ao confronto: 4 a 0 e ainda mais tranquilidade para as entradas de Felipinho e Zé Vitor (estreante do dia) nos lugares de Erick e Canobbio.

NÚMEROS DO JOGO

De acordo com o Sofascore, o Athletico terminou a partida na Ligga Arena com 62% de posse de bola. Ao todo, o rubro-negro finalizou 20 vezes a gol, acertando a pontaria em nove ocasiões. O adversário, por sua vez, só finalizou uma vez a gol (e para fora). Em escanteios, 7 a 0 para o Furacão, que teve cinco grandes chances de gol ao longo do jogo.

ATHLETICO 4 x 0 CUIABÁ

Athletico: Bento; Leo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho e Erick (Felipinho); Canobbio (Zé Vítor), Julimar (Alex Santana) e Cuello (Zapelli); Pablo (Mastriani). Técnico: Cuca
Cuiabá: Walter; Marllon, Alysson e Alan Empereur; Raylan, Fernando Sobral (Max) (Isidro Pitta), Lucas Mineiro e Rikelme; Clayson (Jonathan Cafu), Deyverson (Filipe Augusto) e Derik Lacerda (André Luís). Técnico: Luiz Fernando Iubel
Gols: Pablo (22-1º), Canobbio (36-1º), Léo Godoy (38-1º) e Mastriani (36-2º)
Cartões amarelos: Derik Lacerda, Alan Emperur e Filipe Augusto (C)
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Público: 22.869 total
Renda: R$ 704.600,00
Local: Arena da Baixada, em Curitiba, domingo às 16h

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

5 – Julimar avança pela direita, se aproxima da linha de fundo e cruza. Alan Emperur bloqueia e a bola sai em escanteio, passando perto do gol do Cuiabá.

8 – Julimar avança com liberdade pela intermediária e arrisca um chute de longa distância, de canhota. A bola passa ao lado do gol, com perigo.

18 – Lançamento de Pablo para Canobbio, nas costas da zaga. O goleiro Walter sai da meta para disputar a bola, atrapalhando o atacante, que ainda consegue finalizar e acaba mandando para fora.

22 – Gol do Athletico! Cobrança de escanteio de Fernandinho, Julimar desvia dentro da área e se antecipa ao goleiro e ao zagueiro para cabecear e completar pro fundo do gol.

26 – Cuello recebe pela esquerda, corta o marcador e chuta. A bola desvia na zaga e passa ao lado do gol, saindo em escanteio.

29 – Cruzamento de Esquivel para detro da área. A zaga do Cuiabá tenta afastar e a sobra fica com Fernandinho na entrada da área, que manda um voleio pro gol. Walter se estica e espalma!

36 – Gol do Athletico! Jogada vai de pé em pé, da esquerda para a direita, até a bola chegar em Fernandinho, que ganha do marcador dentro da área, se aproxima da linha de fundo e devove para Canobbio, livre dentro da área, chutar na saída do goleiro.

38 – Gol do Athletico! Canobbio dispara para o ataque, invade a área e rola para trás, para a chegada de Léo Godoy. O lateral chuta firme de dentro da grande área e amplia o marcador.

Segundo tempo

3 – Cuello arrisca o chute de fora da área e manda para fora.

10 – Cruzamento na área do Athletico e Derik Lacerda aparece livre dentro da área para finalizar e desperdiçar uma grande oportunidade.

12 – Outra jogada de pé em pé. Canobbio enfia para Julimar, que sai na cara do goleiro. O jovem atacante tenta superar Walter com um toque por cima, mas o arqueiro espalma e evita o gol.

29 – Jonathan Cafu perde para fernandinho, que arrisca o chute de fora. Perto do gol.

36 – Gol do Athletico! Cobrança de falta fechada de Zapelli. Mastriani aparece pra desviar de cabeça na primeira trave e ampliar a goleada athleticana.