Mingotti
Mingotti (à direita), do Athletico, enfrenta o Maringá (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense está perto de anunciar a venda do centroavante Vinicius Mingotti, 23 anos, para o Moreirense, sexto colocado da primeira divisão de Portugal. O site Record, do país europeu, divulgou que o clube português vai comprar 50% dos direitos econômicos do jogador, com o restante permanecendo com a equipe brasileira.

O valor não foi divulgado, mas é pouco provável que alcance um patamar expressivo. A maior compra da história do Moreirense foi por 1,75 milhão de euros – o meia Filipe Soares, em 2019.

Mingotti fez as categorias de base no Novorizontino e no São Paulo. Chegou ao Athletico em 2018, com 18 anos. Estreou como profissional em 2020 e ficou no Furacão até 2021. Nesse período, somou três gols em 32 jogos na equipe profissional.

Em 2022, jogou por empréstimo no Tombense (dois gols em 21 jogos) e no Mirassol (sete gols em 14 jogos).

Em 2023, o centroavante foi novamente emprestado para duas equipes. Primeiro, ele se destacou no Operário, de Ponta Grosa, com sete gols e quatro assistências em 13 jogos. Em seguida, foi cedido ao Bahia e fez dois gols em 17 jogos.

Mingotti tem contrato com o Athletico válido até abril 2025. O Moreirense está oferecendo um contrato válido por três anos e meio.