Walace comemora gol pelo Athletico na Copinha
Walace comemora gol pelo Athletico na Copinha (Crédito: Divulgação/Jonas Jesus/athletico.com.br)

O novo técnico do Athletico Paranaense, Juan Carlos Osorio, afirmou que tem interesse em promover ao profissional o centroavante Walace, 18 anos, artilheiro do time de juniores na Copa São Paulo 2024, com seis gols em seis jogos.

Osorio fez o comentário ao responder sobre a escolha de Julimar como centroavante para a estreia em 2024 – o jogador foi usado como ponta e lateral em anos anteriores no Athletico. O treinador elogiou Julimar e disse que procura reforços para essa posição, “Julimar foi bem na pré-temporada e fez gols de qualidade, por isso foi o escolhido. Temos que seguir reforçando a equipe. É uma posição que temos que fortalecer. Há um sub-20 que nos interessa. Estamos procurando ter jogadores bons para todas as posições”, disse o técnico colombiano, em entrevista coletiva.

O nome de Walace não foi citado pelo treinador, mas o jogador é o único centroavante que se destacou pelo Athletico na Copinha.

Walace, 18 anos, chegou ao Athletico em outubro de 2022. Antes, atuou nas categorias de base do Maringá e do Flamengo. O jogador era reserva dos juniores no início de 2023, mas virou titular com a lesão de Emersonn, 18 anos, centroavante que está na base do Furacão desde 2016 e disputou o Sul-Americano Sub-15 de 2019 pela seleção brasileira.

Osorio declarou ainda que não vai decidir sozinho sobre reforços e sobre quais novatos serão promovidos da base. “Eu participo, mas é uma decisão consensual com o departamento de scout. Mas no fim, dou minha decisão é final, qual jogador prefiro e por quais motivos”, explicou.

Estreia em 2024
Sobre a estreia em 2024, vitória por 2 a 0 sobre o Andraus, Osorio elogiou os jogadores. “Foram apenas sete sessões de treinos e o mérito é todo dos jogadores. Alguns vão assimilando as ideias de forma mais rápida, outro levam um tempo maior. Mas hoje já vimos coisas positivas, e eles estão de parabéns”, declarou. “Conseguimos aproveitar bem os escanteios ofensivos”, disse.

O treinador avisou, mais uma vez, que vai rodar todo o elenco na primeira fase do Campeonato Paranaense – 11 rodadas. “Nos 11 primeiros jogos, daremos oportunidades a todos”, destacou. “Vamos seguir construindo e trabalhando para melhorar (a ideia de jogo), para que nas próximas competições tenhamos uma equipe muito competitiva. E que continuemos melhorando”, comentou.