Alef Manga, do Coritiba
Alef Manga (Crédito: Geraldo Bubniak)

O ponta Alef Manga, 29 anos, pode voltar a jogar pelo Coritiba ainda no Campeonato Paranaense de 2024. Ele não atua pelo clube desde julho de 2023, quando foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por envolvimento em esquema de apostadores. Em seguida, o jogador foi emprestado ao Pafos, do Chipre, atuando por seis partidas. Em novembro, porém, a Fifa tornou mundial a suspensão e o atacante ficou inativo.

Agora, o STJD acatou o pedido da defesa de Alef Manga para converter metade da suspensão em ‘medida de interesse social’. Com a decisão, o jogador poderá atuar pelo Coritiba em 2024. No entanto, o clube aguarda uma resposta do Tribunal para saber quando o jogador vai estar liberado para entrar em campo.

O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê a conversão da pena a partir da metade dela. O Coritiba aguarda para saber se a suspensão de 360 dias começou a ser cumprida logo após o julgamento do STJD em agosto ou se começou a partir de novembro, com a decisão da FIFA.

Metade da suspensão será convertida na doação de cestas básicas e valores para instituições de caridade.

O atacante tem contrato com o Coritiba até o fim de 2024 e negocia para renovar.

Outra suspensão
Além dessa suspensão por envolvimento com apostadores, Alef Manga tem jogos a cumprir de suspensão no Campeonato Paranaense pela briga no clássico Atletiba de 2023, na Arena da Baixada. Clique aqui para lembrar o caso.