ESP-Coxa-Slimani-site
Slimani enfrenta a Somália (Crédito: Divulgação/X/LesVerts)

O centroavante Islam Slimani, 35 anos, participou com um gol na vitória da Argélia por 3 a 1 sobre a Somália, nessa quinta-feira (dia 16), no estádio Nelson Mandela, em Argel (Argélia), pela primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O jogador do Coritiba começou no banco e entrou aos 23 minutos do segundo tempo. E fez seu gol aos 35 do 2º.

O time volta a campo no domingo (dia 19), jogando fora de casa, em Maputo, contra Moçambique, pela segunda rodada.

Os outros dois gols da Argélia nessa quinta-feira foram do centroavante Bounedhaj, do Al-Sadd (Catar), e de Abdi (contra).

Em 2023, Slimani soma três gols e uma assistência em quatro jogos pela seleção africana.

COMEMORAÇÃO
Ao comemorar a vitória da Argélia, Slimani segurou uma bandeira da Palestina e mostrou para o público. O jogador vem se manifestando em defesa das vítimas das atrocidades praticadas por Israel.

ARTILHEIRO
Slimani é o maior artilheiro da história da seleção da Argélia, com 47 gols em 97 jogos. Pelo Coritiba, tem três gols em 11 jogos.

CORITIBA
O Coritiba só volta a jogar em 25 de novembro (um sábado), contra o Fluminense, no Maracanã, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A competição nacional está paralisada pela Data Fifa e só retorna no dia 24.

GRUPO
A Argélia caiu no grupo formado por Uganda, Somália, Moçambique, Guiné e Botswana. O primeiro colocado garante vaga na Copa do Mundo de 2026. O segundo lugar terá que disputar uma repescagem.

COPA AFRICANA
No meio das Eliminatórias, a Argélia vai disputar a Copa Africana, que será de 13 de janeiro a 11 defevereiro de 2024, na Costa do Marfim.

‘EUROPEUS’
A Argélia tem a maioria dos seus jogadores atuando na Europa, como o meia Houssem Aouar (Roma-ITA), os volantes Bennacer (Milan-ITA) e Zerrouki (Feyenoord-HOL), o zagueiro/lateral-esquerdo Bensebaini (Borussia Dortmund-ALE), o ponta Benrahma (West Ham-ING), o lateral-esquerdo Ait Nouri (Wolverhampton-ING) e o lateral-direito Atal (Nice-FRA).

ESTRELA
A principal estrela dessa geração é Mahrez, 32 anos, que foi o grande craque do Leicester na épica conquista da Premier League e, em seguida, comprado por 67,8 milhões de euros pelo Manchester City. Agora, após o título da Champions League e 145 jogos e 43 gols pelo clube inglês, foi vendido por 35 milhões de euros ao Al-Ahli, da Arábia Saudita.

SOMÁLIA
Já a Somália tem uma das seleções mais fracas do planeta. Está em 196º lugar entre os 207 países do ranking da Fifa. Os principais jogadores da equipe são o zagueiro Abdi Salim (Orlando City, dos Estados Unidos) e os pontas Ali Musse (Cavalry, do Canadá) e Siad Haji (FC Tulsa, dos Estados Unidos).

TÉCNICO
O técnico da Argélia é Belmadi, que foi meio-campista do Paris Saint-Germain, atuando junto com o craque brasileiro Raí. Ele está no comando da seleção desde 2018 e foi campeão da África em 2019, com Slimani como ‘reserva de luxo’ – o centroavante entrou em dois jogos e foi titular apenas em um.