Não são só lojas e shoppings que lotam no fim de ano. Nas ruas, o movimento de carros aumenta 30%. Normalmente, circulam todos os dias em Curitiba 400 mil veículos e metade deles passa pelas ruas do centro. Já em dezembro esse número sobre para 520 mil veículos por dia e boa parte deles no Centro da cidade. Tudo por causa das compras de Natal.
[MAIS]
Em entrevista à Rádio CBN , diretora da Diretran, Rosângela Batistela, diz que para diminuir os congestionamentos, principalmente na Região Central da cidade, é preciso que os motoristas façam sua parte. Entre as saídas apontadas por ela, está o uso do transporte coletivo, do táxi e da carona solidária.
O problema vai ser convencer os motoristas a deixar o carro em casa. Manoel Rocha é taxista e há 28 trabalha em pontos da região central. Para ele, cada vez mais as pessoas optam por sair de carro e a tendência é que o mesmo aconteça durante o período que antecede o Natal.
Enquanto os taxistas ficam à espera de passageiros, os estacionamentos estão cheios. Valdir de Freitas é funcionário de um desses estacionamentos e disse à reportagem da Rádio CBN que o pátio está lotado.
Já quem usa o transporte coletivo, muitas vezes faz essa opção por necessidade e não por escolha. É o caso de Marinez Bara, que mora em Almirante Tamandaré e reclama do desconforto de entrar carregada de sacolas no ônibus.vA verdade é que, indepedente do transporte escolhido, é bom estar preparado. Já que até o Natal, o trânsito só tende a piorar.