Pela primeira  vez os moradores de Encantadas e Nova Brasília, na Ilha do Mel, recebem enfeites natalinos, que ornamentos fazem parte do Natal ecologicamente correto.
Esta iniciativa foi da Empresa de Desenvolvimento das Ilhas – Emdeilhas, que realizou um concurso entre os insulanos para o recolhimento de garrafas plásticas. Este material foi utilizado pela equipe da entidade para confeccionar os ornamentos natalinos.
Mais de seis mil garrafas foram arrecadadas em toda a Ilha e o objetivo da ação foi transformar o lixo recolhido em arte, através dos enfeites de natal, que se transformam em atrativo aos moradores e  turistas.
“Nosso maior objetivo foi retirar o lixo da Ilha e firmar uma parceria com a comunidade, pois ensinamos a transformar garrafas em enfeites de natal”, disse Inalda Sali Santos da Luz, funcionária da Emdeilhas.
De acordo com Inalda, este trabalho irá ter continuidade com todos os segmentos da Ilha do Mel.
Vale salientar que os enfeites e duas árvores natalinas começaram a ser feitas em setembro, e durante três dias os funcionários da Emdeilhas estiveram com os moradores para ensinar e técnica utilizada para a confecção de guirlandas, sinos e flores.
A equipe responsável pelo Natal Ecológico da Ilha do Mel vai estar reunida com os moradores da localidade para realizar a entrega dos prêmios, para quem arrecadou o maior número de garrafas plásticas. Os quatro primeiros lugares irão receber a premiação da Emdeilhas. Os funcionários irão entregar uma bicicleta, um micro sistem e bolas.
Vale lembrar que a atual administração, através da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) implantou o Natal Ecológico em Paranaguá no ano passado e os enfeites foram colocados no Centro Histórico, na sede do poder público municipal e nas praças centrais.
Os enfeites também podem ser conferidos em Paranaguá na Vila de Papai Noel na Praça de Eventos 29 de Julho e  a Fábrica de Brinquedos Manoel Picanço, localizada no Teatro da Ordem.

Sugestão de legenda:
Foto 1 – Papai e Mamãe Noel enfeitam a Praça de Encantadas.
Foto 2 – Funcionários da Emdeilhas com os enfeites colocados em Nova Brasília.