Televisores de LCD e plasma, computadores, principalmente notebooks, além dos celulares, como em anos anteriores, estão sendo os grandes destaques de vendas neste Natal.

“O mercado de televisores de LCD e plasma deve subir de 350 mil unidades vendidas no ano passado para mais de um milhão este ano”, compara diretor comercial de Eletroeletrônicos do Grupo Pão de Açúcar, Pedro Paulo Cunha Di Giacomo.

Os eletroeletrônicos, com queda média de 30% nos preços, a expectativa do Grupo é de um aumento de 30% nas vendas em relação a igual período no ano passado. Entre as tevês de tela fina, há reduções de 50% nos preços. Um aparelho de LCD de 40 polegadas que no ano passado era encontrado por R$ 6 mil, custa hoje em torno de R$ 3 mil.

A procura por computadores também tem chamado a atenção, principalmente os notebooks, que se tornaram a segunda opção para quem já tem uma máquina em casa. “A cada três computadores vendidos um é notebook. No ano passado para cada nove computadores de mesa vendidos apenas um era o modelo portátil”, compara Di Giacomo.

No concorrente Wal-Mart, a expectativa de crescimento na área de informática é de 80% em relação ao Natal de 2006. A expansão está bem acima da estimativa de crescimento de 22% de eletrônicos em geral.

“Há uma tendência, que vem se confirmando, das vendas de televisores empatarem com as de computadores este ano”, diz o supervisor-geral das Lojas Cem, Valdemir Colleone. Os produtos de informática na rede estão com crescimento de 50% na comparação com igual período em 2006. Os telefones celulares, segundo ele, também sobressaem com alta de 40% ante dezembro passado.

O crediário tem impulsionado as vendas de geladeiras, máquinas de lavar e outros produtos da chamada linha branca. Nas Lojas Cem as vendas estão 5% acima de 2006.

A tecnologia também puxa as vendas de brinquedos. Na Ri Happy aparelhos de MP3 e MP4 estão entre os mais vendidos. O movimento das lojas da rede ontem estava acima do esperado e a expectativa é que as vendas até o dia 24 superem as expectativas.

O último levantamento da associação Comercial de São Paulo indica que as consultas para a venda a crédito, no intervalo de 1 a 20 de dezembro estão 9,6% acima do mesmo período no ano passado. As consultas para as vendas à vista para idêntica comparação estão com alta de 8,7%. Os resultados até o momento são superiores às estimativas de crescimento média em torno de 7% em relação ao natal de 2006.

Uma pesquisa em parceria da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) com a Fecomércio confirma que o clima é de otimismo. Entre os entrevistados 55% disseram estar predispostos a gastar mais com presentes, com produtos de maior preço. As roupas serão a opção de presente de 60% dos entrevistados. Os eletroeletrônicos e os brinquedos serão a escolha de 27% dos participantes da pesquisa feita com 1.329 consumidores. O valor gasto com presentes deve ficar em torno de R$ 374.