Deixar de ser escritório para profissionalizar-se e tornar-se empresa: esse é o principal desafio dos arquitetos e foi tema principal do Seminário Cenários e Tendências da Arquitetura, que aconteceu ontem (17), na sede do Sebrae/PR. O evento realizado pela AsBEA-PR (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Paraná) analisou e discutiu o mercado, baseado em uma pesquisa encomendada pela entidade. A palestra principal do evento teve a presença de Fernando Vidal, arquiteto e diretor da sede de São Paulo do escritório que faz parte do grupo internacional Perkins+Will.

Exemplo de sucesso, Vidal compartilhou com o público de, aproximadamente, 160 pessoas a experiência de crescimento do escritório em uma empresa, com um modelo de gestão e organização igual à toda e qualquer empresa de serviços, e a transformação dela em parte de uma empresa mundial, onde os projetos, o conhecimento e as horas de trabalho são compartilhadas com escritórios do mundo inteiro. O arquiteto tem a mentalidade individualista do ‘meu projeto, meu escritório’ e essa estrutura impede o crescimento da empresa e de outros profissionais dentro dela sem depender do criador, explica Vidal.

Segundo o arquiteto, o maior problema é o profissional pensar que se tiver mais metodologia, disciplina, burocracia, perde-se a magia da criação. O segredo é saber conciliar a gestão com o papel de executivo, seja ele de atendimento, criação ou acompanhamento de obra. A setorização do trabalho permite o crescimento futuro, mesmo que no início todas essas funções sejam executadas pela mesma pessoa, revela.

Para seguir o exemplo e colocar em prática a profissionalização, o Sebrae/PR lançou durante o evento, em primeira mão, o novo programa de Gestão da Inovação voltado especificamente para escritórios de arquitetura. Os profissionais que se inscreverem no programa vão passar por um diagnóstico empresarial e realizar um plano de ações para capacitar os escritórios e melhorar os processos da empresa no período de dois anos. Durante o seminário, também foram apresentados os resultados de uma pesquisa realizada pela Brain (Bureau de Inteligência Corporativa), a pedido da AsBEA-PR, com 56 empresas de arquitetura e diagnosticou que o modelo atual de funcionamento e gestão dificulta a retenção de novos talentos, o crescimento dos escritórios existentes e a criação de novas empresas. O evento ainda contou com o apoio da revista Haus e do CAU/PR.