Nos dias atuais, mesmo com a quantidade de informações, o abandono de animais de estimação continua acontecendo. A Prefeitura de Pinhais lida diariamente com estas situações, e realiza campanhas preventivas na área para tentar evitar o abandono. O Projeto Guarda Responsável, é um exemplo, que entre outras, visa a educação e conscientização dos proprietários sobre os cuidados necessários ao bem estar de seus bichinhos, além de contribuir para a redução do número de animais nas ruas do município.
Um exemplo de ação conjunta são os cães comunitários que vivem no Terminal de Ônibus Metropolitano. Uma iniciativa que beneficia esses animais foi tomada em conjunto pela Prefeitura de Pinhais, Shopping Metropolitano e Associação Beneficente Patinhas Pinhais.
A Prefeitura oferece a castração, microchipagem, vacinação, além de acompanhar como esta a saúde deles. Já ao Shopping Metropolitano coube o papel de disponibilizar um espaço adequado para os cães, bem como providenciar as casinhas para o abrigo dos mesmos. A Associação Patinhas caberá o papel de monitorar e indicar mantenedores cadastrados pela Semma, assumindo a responsabilidade pelo fornecimento de alimento.