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Foto: José Fernando Ogura / AEN

Seja para ir trabalhar ou chegar no horário em um evento importante: é preciso se organizar para sair de casa com antecedência. Pensando nisso, saber onde vai parar o seu ônibus e em qual horário é uma necessidade dos usuários do transporte coletivo.

Para encontrar essa informação, é possível consultar o site da Metrocard, que é a associação que congrega as empresas do transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba.

Com a missão de garantir boa mobilidade e informação, a Metrocard disponibiliza um aplicativo que traz uma série de funções ao passageiro. Entre elas estão: integração no Google Maps, roteirização, horários, ônibus em tempo real e compra de créditos.

O aplicativo é um dos mais bem avaliados quando se fala em mobilidade urbana e já teve mais de 190 mil downloads no total.

Tecnologias de acesso e controle operacional

De acordo com Anderson Oberdan, que é consultor da Metrocard e professor universitário, a missão da Metrocard está em fornecer tecnologias de acesso e controle operacional às mais de 18 empresas associadas na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Atualmente, cerca de 77% dos usuários do transporte coletivo utilizam o cartão transporte.

Em 2015, a Metrocard assumiu todo o sistema de bilhetagem eletrônica da RMC. Atualmente, a associação conta com uma sede na Rua Tibagi, Centro de Curitiba, onde fornece cadastros de clientes, emissão de cartões e a venda de créditos. No local também há câmeras de segurança para monitorar a biometria, produtividade e a utilização dos cartões.

Outra tarefa da Metrocard está em coletar dados operacionais do transporte da RMC. Além disso, há o monitoramento de dados de acesso e a importação de dados operacionais.

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Estrutura das funções da Metrocard no transporte da Região Metropolitana. Foto: Divulgação

Se os usuários do transporte coletivo precisam resolver alguma pendência relacionada ao cartão Metrocard é possível saber quais são os locais de atendimento por meio do site da associação.

Biometria Facial

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Biometria facial auxilia na segurança do transporte metropolitano. Foto: Divulgação

O transporte coletivo metropolitano também conta com um sistema de biometria facial, que ajuda na segurança do sistema. Levantamento da Metrocard aponta que houve 9 mil cartões bloqueados e 3,5 milhões de fotos são avaliadas por mês. A atual regulamentação inibe reincidências de passageiros que desobedecem regras.

Média de 400 mil passageiros

Atualmente, o transporte coletivo metropolitano conta com cerca de 900 veículos e mais de 200 linhas de ônibus no trânsito. A Metrocard estimada que em um dia útil há uma média de 400 mil passageiros todos os dias nos ônibus na RMC. Os tipos de linhas disponíveis são Alimentador, Convencional, Troncal, Expresso e a Linha Direta.

Ao todo, são 17 terminais de ônibus, 10 estações-tubo e mais de 7 mil postos de parada. Por meio do rastreamento, monitoramento e comunicação, a Metrocard chegou ao índice de 99% das viagens cumpridas. Ademais, 80% das saídas dos ônibus aconteceram no horário estimado.

A Metrocard também oferece Wi-Fi gratuito aos passageiros. São cerca de 450 mil acessos por dia em 28 Hotspots.