LEC/UFPR

Em dezembro, a equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC/UFPR) via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (/PMP-BS), resgatou  20 animais  marinhos vivos no Litoral do Paraná.  Após resgatados a pela equipe técnica do PMP-BS, os animais foram encaminhados à equipe especializada junto ao Centro de Reabilitação, Despetrolização e análise de saúde de fauna marinha (CreD), com sede no Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM/UFPR), em Pontal do Paraná (PR). Dos 20 animais, 17 eram aves marinhas, com suspeita de intoxicação alimentar.

As aves foram os principais animais vivos registrados por nossa equipe desde o início de dezembro, sendo 12 gaivotas (Larus dominicanus), espécie mais abundante neste período, três atobás-marrom (Sula leucogaster) e duas Fragatas-comum (Fregata magnificens).

Segundo os especialistas do laboratório, nesta época do ano é comum receber espécies de aves, principalmente juvenis, com problemas associados a doenças adquiridas devido a obtenção de alimento em decomposição, de resíduos sólidos ou mesmo devido a intoxicação por algas que proliferam com maior intensidade neste período. Os juvenis ainda estão aprendendo como buscar alimento e a interagir com ambiente e, geralmente, buscam alimentos de mais fácil acesso, como dejetos deixados na praia ou acumulados em outras áreas abertas.

No caso das gaivotas, por exemplo, esse tipo de ocorrência de intoxicação alimentar ou contaminação é muito comum, embora ainda seja cedo para que a equipe do LEC/UFPR possa fechar o diagnóstico completo do que tenha ocasionado o quadro de debilitação da fauna registrada nos últimos dias.

De maneira geral, o diagnóstico das aves sugere interação com fontes de contaminação por fungos, bactérias e outros patógenos relacionados a ambientes degradados, ou mesmo presença de resíduos sólidos. Uma análise completa dos resultados está sendo realizada, mas até lá cabe a todos nós cuidarmos melhor da destinação de nosso lixo e garantir que o quanto antes nossa litoral esteja todo ligado à rede de esgoto.
Trabalho coletivo para que todos tenham um ambiente de qualidade!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O LEC UFPR é responsável por monitorar e avaliar os encalhes no Trecho 6, compreendido entre os municípios de Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba (PR).