Eduardo Matisyak

Um grupo de bolsonaristas, que defende o tratamento precoce e contrário ao lockdown, fizeram nesta tarde domingo, 28, uma carreta. Eles saíram da Praça da Espanha, no bairro do Batel, e seguiram pelas ruas até o endereço onde reside o prefeito Rafael Greca (DEM) e, depois, seguiram para a frente da casa da secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak. 

A manifestação foi organizada pelo whatsapp e, além, do fim do lockdows e do ‘kit covid’, pediam ainda a demissão da secretária Márcia Huçulak.  

Com um carro de som, os manifestantes pediam o fim do lockdown e a reabertura do comércio. O grupo chegou a parodiar a músida de Geraldo Vandré, ‘Pra não dizer que não falei das Flores’, um ‘hino’ contra a ditadura e o governo militar – que ficou no poder até 1985 – no final das décadas de 1960 e começo de 1970. 

Na paródia, usavam versos como ‘nos quarteis generais planejam a ação, mas não tem o apoio da população” , entoados ao ritmo da música, e em clara referência ao ex-ministro da Saúde, general de divisão do Exército Brasileiro, Eduardo Pazuello. Desde a última quarta-feira, a pasta está nas mãos de Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, médico cardiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Pazulleo ficou à frente da pasta de 16 de maio de 2020 a 23 de março de 2021.

Em frente à casa do prefeito, o grupo fez uma oração e pediu apoio e respeito daqueles que, mesmo sem trabalhar, têm a renda garantida. O mesmo foi feito em frente da casa da secretária municipal. 

O trânsito na região do início da carreta ficou bloqueado por quase uma hora. Viaturas da Guarda Municipal acompanharam a manifestação.