Geraldo Bubniak – Lucho

O Atlético Paranaense venceu por 2 a 1 o Grêmio, nesse sábado (dia 25) à noite, na Arena da Baixada, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Furacão foram marcados pelo atacante Pablo e pelo lateral-direito Jonathan. O volante/meia Cícero fez o gol gremista. Com o resultado, o time paranaense ficou com 21 pontos, na 14ª posição, um ponto acima da zona de rebaixamento. A equipe gaúcha está em 4º lugar, com 37 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O Grêmio usou uma equipe reserva e poupou todos os titulares para o jogo de terça-feira, contra o Estudiantes, pelas oitavas de final de Copa Libertadores. 

Contando todas as competições, o Atlético chegou a sete jogos seguidos sem perder (cinco vitórias e dois empates). A última derrota foi para o Cruzeiro, em Minas, pelo Brasileirão. Antes da partida desse sábado, o Grêmio era o time há mais rodadas sem perder no Brasileirão, com quatro vitórias e dois empates. Nesse mesmo período, o Atlético havia somado duas vitórias, três empates e uma derrota na Série A.

[node:galeria id=580945]

ARTILHEIRO 
Pablo é o principal goleador do time principal do Atlético em 2018, com 9 gols em 28 jogos. Também lidera a artilharia da equipe no Brasileirão, com 6 em 18 partidas. Jonathan marcou seu primeiro gol no ano, na sua 19ª partida na temporada. 

TÉCNICO
O técnico Tiago Nunes completou dez jogos no comando da equipe principal do Atlético, agora com cinco vitórias, quatro empates e uma derrota. 

DESEMPENHO
O Atlético manteve o padrão de desempenho apresentado desde que Tiago Nunes assumiu o cargo de técnico. Foi consistente na defesa, criativo no meio-campo e veloz no ataque. No entanto, cometeu mais erros individuais que em partidas anteriores. A equipe reserva do Grêmio apresentou boa organização tática e qualidade na troca de passes, principalmente com os veteranos Cícero e Douglas.

ARBITRAGEM
Aos 7 minutos de jogo, o árbitro marcou pênalti para o Grêmio. O lance é polêmico. Léo Pereira empurrou Paulo Miranda. No entanto, ao mesmo tempo que Paulo Miranda é empurrado, ele derruba Zé Ivaldo com um puxão. A torcida protestou bastante com a arbitragem nesse momento e também reclamou do critério adotado em outros lances, principalmente faltas.

ESCALAÇÃO
Os desfalques no Atlético eram Marcelo Cirino, Paulo André e Thiago Heleno, lesionados. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre. O Grêmio também usou esse esquema.

PRIMEIRO TEMPO
O Atlético dominou o primeiro tempo. Teve mais posse de bola (62%), empurrou o adversário para dentro da área e criou mais jogadas perigosas. Finalizou 11 vezes nessa primeira etapa, contra apenas cinco do adversário.  Os passes de Lucho e Veiga, a velocidade de Marcinho e a movimentação inteligente de Pablo foram as principais armas da equipe. O Grêmio incomodou no início, com um chute de trave de Pepê, que recebeu lançamento nas costas da defesa, aos 3 minutos. O time gaúcho ganhou um pênalti aos 7 e marcou o gol na cobrança, com Cícero. O Furacão empatou rápido, com belo passe de Lucho e chute no ângulo de Pablo, aos 12 minutos.

SEGUNDO TEMPO
O Grêmio já havia melhorado no final do primeiro tempo e voltou melhor do intervalo. O jogo ficou equilibrado, mas com raras jogadas ofensivas dos dois lados. Aos 15, o Atlético fez duas substituições, sem alterar o esquema tático. Saíram Wellington e Nikão. E entraram Bruno Guimarães e Bruno Nazário. A mudança deu resultado. Aos 24, Jonathan tabelou com Bruno Nazário e chutou na saída do goleiro: 2 a 1 para o Furacão. Depois disso, o Grêmio avançou e incomodou um pouco, mas o Atlético é quem teve as melhores chances em contra-ataques. Aos 39, saiu Raphael Veiga e entrou o lateral Marcio Azevedo, que fez sua reestreia pelo clube. 

ESTATÍSTICAS
Em 90 minutos, o Atlético somou 16 finalizações (5 certas), 57% de posse de bola, 83% de eficiência nos passes e 8 escanteios. O Grêmio arrematou 7 vezes (2 certas) e teve 43% de posse de bola, 82% de eficiência nos passes e 1 escanteio. Os dados são do WhoScored.

ATLÉTICO 2 x 1 GRÊMIO
Atlético: Santos; Jonathan, José Ivaldo, Léo Pereira e Renan Lodi; Wellington (Bruno Guimarães) e Lucho González; Nikão (Bruno Nazário), Raphael Veiga (Marcio Azevedo) e Marcinho; Pablo. Técnico: Tiago Nunes
Grêmio: Paulo Victor; Léo Gomes, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira; Thaciano (Lincoln) e Cícero; Marinho (Thonny Anderson), Douglas (Jean Pyerre) e Pepê; Alisson. Técnico: Renato Gaúcho
Gols: Cícero (8-1º), Pablo (12-1º), Jonathan (24-2º),
Cartões amarelos: Nikão, Bruno Nazário (A) Paulo Miranda, Marcinho (G).
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)
Público: 13.577 total
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo

3 – Cícero acerta belo lançamento. Pepê entra nas costas da defesa e chuta na saída de Santos. A bola bate na trave.
7 – Falta na esquerda. Douglas levanta para a área. Léo Pereira empurra Paulo Miranda. Pênalti.
8 – Gol do Grêmio. Cícero bate pênalti à direita do goleiro, que cai para o outro lado.
12 – Gol do Atlético. Lucho González acerta passe genial para Pablo, na área. Ele gira e coloca no ângulo. Golaço.
23 – Escanteio. Marcinho cobra na 1ª trave. Zé Ivaldo cabeceia perto.
47 – Nikão chuta de fora da área. A bola passa perto.

Segundo tempo
4 – Renan Lodi chuta de fora da área. O goleiro segura, quase no centro.
23 – Bela jogada do Atlético. A bola vai de pé em pé, até chegar a Pablo, na área. Ele rola para Renan Lodi, que chuta cruzado. O goleiro espalma.
24 – Gol do Atlético. Jonathan tabela com Bruno Nazário na ponta, invade a área e chuta na saída do goleiro.
35 – Pablo puxa o contra-ataque, mas erra o passe no momento decisivo.