Franklin de Freitas – O meio-campista Bruno Guimarães: elogiado por Tite

A convocação da Seleção Brasileira anunciada pelo técnico Tite nesta sexta-feira (06 de março) colocou ainda mais em evidência a qualidade do Athletico Paranaense na hora de revelar e prospectar o mercado em busca de jovens jogadores que garantam retorno técnico e financeiro ao clube em médio-prazo. É que dos 24 convocados para os jogos contra Bolívia e Peru, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, quatro foram revelados ou tiveram passagens recentes e marcantes pelo Furacão.

Dentre as novidades da convocação, por exemplo, está o meio-campista Bruno Guimarães, negociado recentemente pelo Athletico junto ao Lyon, da França, clube dirigido por Juninho Pernambucano. Com passagens pela base do Santos e profissionalizado pelo Audax, de São Paulo, o jogador chegou ao Furacão em 2017 e nas duas últimas temporadas foi um dos pilares do time que ganhou o Campeonato Paranaense de 2018, a Copa Sul-Americana no mesmo ano e a Copa do Brasil de 2019.

Na entrevista após anunciar a convocação, o técnico Tite justificou a convocação de Bruno Guimarães. “Fez um grande campeonato ano passado pelo Athletico-PR, o acompanhamos. Teve o acompanhamento na seleção sub-23 e no Lyon, isso vai consolidando, fortalecendo. O primeiro pilar é técnico e esse nível dos atletas por vezes ficam muito próximos”, disse o treinador.

Outro é o lateral-esquerdo Renan Lodi, que deixou o clube no começo de julho do ano passado, quando foi vendido ao Atlético de Madri, da Espanha. No futebol espanhol, o jogador acumula boas atuações e já é peça fundamental do time de Diego Simeone, ao ponto de ter sido eleito o melhor em campo na vitória dos Colchoneros contra o Liverpool, por 1 a 0, na partida de ida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Ao todo, já são quatro jogos com a camisa canarinho, com duas assistências.

“O que o Lodi dá naquilo que três, quatro ou cinco atletas dão? Ele dá infiltração na última linha. Essa rotação que traz do lado esquerdo proporciona jogadores como o Lodi”, explicou Tite, destacando as qualidades ofensivas do lateral revelado pelo Furacão.

Ainda na lateral-esquerda, outro nome com histórico rubro-negro é Alex Sandro, hoje jogador da Juventus. Embora tenha jogado pouco pelo Furacão (17 jogos e um gol como profissional), o jogador fez toda a base na equipe curitibana, antes de rumar para o Santos e, na sequência, fazer sucesso no futebol europeu (Porto, de Portugal, e hoje no time de Turim, da Itália). Já são 22 jogos e um gol marcado com a camisa do Brasil.

Por fim, o quarto e último nome é o goleiro Weverton. Revelado pelo Corinthians, ele jogou entre 2012 e 2017 pelo Furacão, com mais de 300 partidas disputadas e um título do Campeonato Paranaense (2016). Desde 2018 está no Palmeiras.

Éverton Ribeiro

Além de Bruno Guimarães, outra novidade na convocação de Tite foi o meia-atacante Éverton Ribeiro. Aos 30 anos e hoje jogador do multicampeão Flamengo, o atleta iniciou a carreira como lateral-esquerdo no Corinthians. Entre 2008 e 2010 passou pelo São Caetano, onde se destacou já como meia e chamou a atenção do Coritiba, tendo sido indicado pelo técnico Marcelo Oliveira ao clube do Alto da Glória, que investiu R$ 1,5 milhão em sua contratação.

O jogador permaneceu por dois anos no Couto Pereira (2011 e 2012), tendo disputado 82 partidas e marcado 20 gols. Seus melhores momentos foram na segunda temporada pelo clube, quando deslanchou de vez e chamou a atenção do Cruzeiro, que acabaria por o contratar no começo de 2013.

Calendário

O Brasil enfrentará a Bolívia no dia 27 de março, na Arena Pernambuco, e o Peru, fora de casa, em Lima, no dia 31. A apresentação dos convocados será entre os dias 22 e 23 de março, em Recife.

Os outros compromissos em 2020 pelas Eliminatórias serão: contra o Uruguai, no dia 8 de setembro; a Colômbia no dia 8 de outubro; a Argentina no dia 13 do mesmo mês; o Equador, no dia 12 de novembro; e Paraguai em 17 de novembro. 

Confira a lista completa de convocados

Goleiros: Ederson (Manchester City), Ivan (Ponte Preta) e Weverton (Palmeiras).

Zagueiros: Marquinhos e Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Éder Militão (Real Madrid) e Felipe (Atlético de Madrid).

Laterais: Daniel Alves (São Paulo), Danilo e Alex Sandro (Juventus) e Renan Lodi (Atlético de Madrid).

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Arthur (Barcelona), Fabinho (Liverpool), Everton Ribeiro (Flamengo), Bruno Guimarães (Lyon) e Philippe Coutinho (Bayern de Munique).

Atacantes: Neymar (Paris Saint-Germain), Roberto Firmino (Liverpool), Richarlison (Everton), Gabriel Barbosa e Bruno Henrique (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City) e Everton (Grêmio).