Geraldo Bubniak – Dorival Júnior

Dorival Júnior, 57 anos, foi anunciado nessa sexta-feira (dia 27) às 18 horas como novo técnico do Athletico Paranaense. “É uma honra poder vestir essa camisa, uma camisa pela qual eu tenho um respeito muito grande, uma admiração por todo o trabalho que está sendo desenvolvido”, disse o novo treinador, para o site oficial do clube. “Agora tenho a oportunidade de estar à frente desta grande equipe. Tenho certeza que darei meu máximo para que a torcida athleticana continue tendo grandes resultados, continue sonhando alto”, afirmou.

O treinador não trabalhou em 2019 porque tratava de um câncer. Agora está totalmente recuperado. Seu último trabalho foi na reta final do Brasileirão 2018, com o Flamengo, quando conseguiu sete vitórias, três empates e duas derrotas, ficando com o vice-campeonato.

Na história do Brasileirão e da Copa do Brasil, Dorival Júnior tem números acima da média do Athletico Paranaense. Na Era dos Pontos Corridos, período mais vencedor da história do clube, o Furacão somou 47,9% dos pontos que disputou. Já o treinador ganhou 50,7% dos pontos disputados na Série A do Brasileirão.

Na Copa do Brasil, Dorival também tem números positivos. Em nove participações, ele somou 71,6% dos pontos. Foi campeão em 2010, com o Santos. Já o Athletico tem um desempenho histórico de somar 51,8% dos pontos nessa competição — foram 16 participações, um título e 51 vitórias.

No currículo, Dorival conquistou sete estaduais, a Copa do Brasil 2010 (Santos), a Série B de 2009 (Vasco) e a Recopa Sul Americana 2011 (Internacional.

CONTRATO
O Athletico não divulgou detalhes do acordo. Segundo informações de bastidores, o contrato é de 12 meses com Dorival, válido até dezembro de 2020, com cláusula para renovação automática por mais um ano. O técnico traz com ele o auxiliar técnico Lucas Silvestre e o analista de desempenho Leonardo Porto.

DORIVAL NO BRASIL
Números do técnico em competições nacionais

Brasileirão
14 participações
0 título
125 vitórias
78 empates
95 derrotas
50,7% de aproveitamento

Copa do Brasil
9 participações
1 título
35 vitórias
9 empates
9 derrotas
71,6% de aproveitamento

O ATHLETICO NO BRASIL
Números do clube em competições nacionais

Pontos Corridos do Brasileirão (desde 2003)
16 participações
1 título
251 vitórias
149 empates
228 derrotas
47,9% de aproveitamento

Copa do Brasil
23 participações
1 título
51 vitórias
46 empates
31 derrotas
51,8% de aproveitamento

CURRÍCULO
Clubes que Dorival já dirigiu
Flamengo
São Paulo
Santos
Palmeiras
Fluminense
Inter
Atlético-MG
Coritiba
Cruzeiro
São Caetano
Sport
Juventude
Avaí
Criciúma
Fortaleza
Figueirense
Ferroviária-SP