Arquivo Bem Paraná/Valquir Aureliano – Mario Celso Petraglia

O presidente do Athletico Paranaense, Mario Celso Petraglia, foi entrevistado pelo site Tuttojuve.com, dedicado à Juventus de Turim. Na conversa com o jornalista Mirko Di Natale, o dirigente rasgou elogios a Bruno Guimarães, 24 anos, que defendeu o clube brasileiro de 2017 a 2019. O motivo: o clube italiano tenta contratar o jogador, que atualmente defende o Lyon, da França.

“Desde jovem ele sempre foi mais maduro. Sempre teve uma grande força mental. Não estou surpreso que agora ele também esteja se destacando no futebol europeu”, disse Petraglia. “Bruno sempre teve ideias claras. Sempre lutou para alcançar seus objetivos. Seu talento sempre chamou nossa atenção. Sempre o imaginamos como um jogador de nível e importante para a seleção brasileira”, comentou o presidente do Furacão. “Ele já está entre os melhores do mundo”, completou.

Em 2019, o Athletico vendeu Bruno Guimarães por 20 milhões de euros ao Lyon e manteve 20% dos direitos econômicos. Ou seja, caso o clube francês venda o atleta, o Furacão recebe 20% do valor total. O site italiano perguntou sobre como foi a negociação para vender Bruno ao Lyon. “Foi uma luta intensa entre Lyon, Atlético de Madrid e Benfica, mas no final foram os franceses que ganharam. Foi o Bruno que decidiu ir para França, escolheu jogar pelo OL”, explicou o dirigente.

Perguntado se Bruno Guimarães é jogador para a Juventus, Petraglia fez mais elogios. “Sim, para mim sim. É um jogador da Juve e da liga italiana. É um médio-defensivo, mas também é capaz de jogar no setor ofensivo. Estou muito feliz com os resultados que obteve. Sempre lhe desejarei o melhor”, disse Petraglia.

A Juventus está tentando o empréstimo do volante, com prioridade de compra. O valor mínimo exigido pelo Lyon para a compra dos direitos é de 40 milhões de euros.

DESEMPENHO
No ranking do WhoScored, Bruno Guimarães é o segundo melhor jogador do Lyon na Liga Francesa 2021/22, com nota média 7,10. Só fica atrás do meia Lucas Paquetá. Bruno soma 20 jogos (19 como titular) e três assistências na competição – não fez gols. É o líder do time em passes decisivos, com 1,7 por partida.