Vlada Karpovich – A escrita pode ser uma forma incrível de reconhecer suas emoções

A escrita desde que se tornou um processo de comunicação, também revela nas entrelinhas as emoções humanas. Escrever não é apenas um relatório, demonstra ser um mecanismo que embute percepções além do que está descrito: os medos, angústias, expectativas, deslumbre e tudo o que envolve um outro tipo de conexão. Ou seja, ao contar uma situação por meio da escrita, há um olhar particular e envolvido com a “emoção” do momento, porque essa emoção, que pode ser traduzida como uma energia, é informação. 

Imagine a família das cavernas descrevendo seu dia a dia, com lanças, animais e riscos que podem ser a tradução das emoções, medo, ansiedade, vitória? Os hieróglifos tratados como a escrita antiga, de códigos, comportamentos e sim, emoções inconscientes de poder, soberania, arte, entre tantas outras que estão no nosso cotidiano.

Teste rápido – Na juventude,uma das formas que usava, além dos textos e poemas literários, para expressar e conhecer minhas emoções era escrever um diário. Esse é um espaço incrível, gostoso e sem julgamentos que você pode usar para si. Reconhecer suas emoções, prestar atenção nos seus pontos de vista.

O que acha de fazer um teste rápido para perceber um pouco de si por meio da escrita? Papel e lápis ou caneta em mãos. Escolha uma hora só sua, sem alienação às notificações do seu smartphone, pode colocar uma música que goste bem baixo, fique confortável e “voilà”, escreva sobre como você se apresenta para o mundo.

Achou difícil? Tente outra vez. Quem acho que sou? Essa pergunta é poderosa. Escreva quantas vezes considerar necessário. É só o primeiro passo, tem mais, muito mais e promove uma jornada de autoconhecimento leve e ao mesmo tempo profunda.

Gostou dessa proposta? Na Psicanálise Integrativa trabalho a partir da criação da Bio, três passos de entendimento de sua postura, suas emoções e com intenção de melhorar os estados emocionais com ações, por meio da Escrita Afetiva, tudo o que afeta.

Nesse link AQUI há mais informações sobre essa ferramenta deliciosa de comunicação e conexão, ou se preferir, fale comigo nas informações abaixo. Escreva pessoa, escreva!

 

*Ronise Vilela é criativa de Comunicação Afetiva, Jornalista, Escritora e Psicanalista Integrativa.

Contatos via WhatsApp AQUI

Siga nosso conteúdo no Instagram @ronisevilela