Geraldo Bubniak

O Fortaleza ingressou na tarde desta segunda (9) com pedido no Superior Tribunal de Justiçla Desportiva (STJD) para impugnar a partida contra o Athletico Paranaense, ocorrida no sábado (7). O time paranaense venceu por 2 a 1, de virada, na Arena da Baixada. O clube cearense alega dois erros de direito ocorridos na partida: a anulação de um gol do Fortaleza e a validação do segundo gol do Athletico.

Segundo a argumentação do Fortaleza, os dois erros de direito violaram as regras 05, 11 e 12 do futebol, e aos itens 1.3 e 2.A do Protocolo do Árbitro Assistente de vídeo – AAV (VAR) das Regras de Jogo, e que influenciaram, de forma direta, na alteração do resultado da partida.

Uma das reclamações é um gol do Fortaleza que foi anulado quando o time vencia por 1 a 0. De acordo com o clube, houve violação à regra 5 do futebol, uma vez que a decisão de campo foi modificada sem evidências de um erro claro, óbvio e manifesto. O Fortaleza destaca ainda que imagem não possui o caráter conclusivo necessário a justificar anulação, especialmente considerando a margem de erro do sistema do árbitro de vídeo (VAR).

Já no lance do segundo gol do Athletico, o Fortaleza afirma que houve violação ao protocolo do VAR, pois não houve a revisão do lance em que, segundo o clube cearense, houve falta sobre um jogador da equipe na origem da jogada.

No pedido, o Fortaleza pede que o resultado não seja homologado e intima a CBF para que apresente as mídias dos diálogos entre o árbitro central de campo e o árbitro de vídeo, referentes aos dois lances. “Reconhecendo-se a existência de erro de direito que influenciou no resultado do jogo, determinando-se, por consectário, a anulação da partida Athletico x Fortaleza, válida pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2020, com a determinação à Confederação Brasileira de Futebol para adoção das providências necessárias”, diz o documento do Fortaleza.

O pedido de impugnação de partida foi encaminhado e está sendo analisado pelo presidente do STJD, Otávio Noronha.