Franklin de Freitas – Instituto de Medicina no Alto da XV

Curitiba inaugurou o segundo hospital exclusivo para tratamento de Covid-19 e abriu 250 novos leitos para tratamento de pacientes do SUS na capital. O Instituto de Medicina, no Alto da XV, foi reformado e reativado numa parceria com a Santa Casa de Misericórdia. A nova estrutura hospitalar estará totalmente ativada nesta quarta-feitra (15). Serão 110 leitos, 50 UTI e 60 de enfermaria, dos quais 40 (20 UTI e 20 enfermarias) já funcionando e recebendo pacientes desde sexta-feira.

O primeiro hospital exclusivo para covid-19 em Curitiba é o Vitória, na CIC. Somados ao Instituto de Medicina e a outros leitos na rede hospitalar da capital, Curitiba passará a contar, até o fim de julho, com 782 leitos SUS exclusivos covid-19: 352 UTI e 430 enfermarias.

A cidade pode dispor de um total de 1.088 leitos de UTI (privado, SUS, covid e não covid), ativados conforme a necessidade.

Capital tem quatro hospitais com UTIs lotadas

Conforme dados divulgados ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), quatro dos 13 dos hospitais da Grande Curitiba com leitos de UTI para casos confirmados ou suspeitos de Covid pelo SUS estavam lotados. Localizados em Curitiba, o Hospital da Cruz Vermelha, o Hospital São Vicente Centro, o Hospital Evangélico e o Hospital do Idoso estão com todas as vagas de UTI ocupadas, ou seja, com 100% de ocupação. O Hospital Cruz Vermelha e o Hospítal do Idoso, inclusive, também não têm vagas na enfermaria também para paciente de coronavírus pelo SUS.

Segundo a secretaria municipal de Saúde de Curitiba, a taxa de ocupação das 303 UTIs do SUS exclusivas para covid-19 nesta segunda é de 91% – todos aqueles que deram entrada no internamento com sintomas suspeitos de síndromes respiratórias agudas graves vão para leitos exclusivos covid-19 e não apenas os com casos confirmados. Há 30 leitos livres.