A Ford convocou hoje (5) o recall das versões Hatch e Sedan do Novo Focus, modelos 2014, produzidos de 3 de abril até 17 de outubro de 2013, com finais de chassis de J121098 até J168460. Os proprietários desses automóveis devem comparecer a um distribuidor autorizado para verificação dos parafusos de fixação dos bancos do veículo. No total, a montadora afirmou que 521 carros apresentam o defeito poucos meses após o lançamento do modelo no Brasil.

A montadora ainda aponta que alguns bancos podem ter sido fixados com parafusos fora de ajuste. No caso de uma colisão, há o risco de deslocamento do banco, podendo causar lesões aos ocupantes do veículo, caso o carro apresente o defeito. 

O Código de Defesa do Consumidor determina que a empresa deve apresentar esclarecimentos sobre os defeito encontrados nos automóveis. Além disso, o cliente deve exigir comprovante da realização do serviço e repassar o documento caso o carro seja revendido.

A Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito determina que o veículo que não for inspecionado em até doze meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo “observações” do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito em questão poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Para mais informações e agendamento, o consumidor deve ligar no 0800 703 3673 ou acessar o site da montadora.